segunda-feira, 29 de março de 2021

PARA QUE SERVE O BOLSINHO DA CALÇA JEANS? NÃO É PARA MOEDAS OU ISQUEIROS...

FONTE:, https://www.uol.com.br/ 

O bolsinho da calça jeans, conhecido também como bolso frontal, é utilizado por muitos para guardar pequenos objetos, sejam eles moedas do dia a dia, isqueiros, preservativos, entre outros. No entanto, a sua história é mais antiga e, na verdade, ele conta com uma função muito importante há uns bons anos.

A Levi's, uma das marcas pioneiras na produção das peças com esse material no mundo, resgata a história para explicar o motivo pelo qual esse mini compartimento foi criado: guardar relógios.

"O primeiro jeans azul tinha quatro bolsos - apenas um atrás e, na frente, dois mais o pequeno bolso do relógio", explica a marca.

“Originalmente incluída como proteção para relógios de bolso, daí o nome, esta bolsa extra cumpriu muitas funções”.

No final do século 19, os cowboys protagonizavam as corridas de ouro na Califórnia, nos Estados Unidos. Esses homens, que passavam horas em cima de um cavalo, precisavam ter uma noção, além do posicionamento do sol, para determinar o horário . Para isso, usavam relógios de bolso.

Antes do jeans, as calças não "seguravam" materiais mais pesados, rasgando ao longo das cavalgadas. Então, para suprir essa função, a calça jeans cumpria o papel de suportar o peso do ouro, com os bolsos traseiros, por exemplo, enquanto o bolsinho era reservado para o relógio.

Vale lembrar que os relógios de pulso se tornou popular apenas no século XX — e um brasileiro foi o responsável por isso.

No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial.

Cartier colocou então uma pulseira de couro num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua coleção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos-Dumont. Este episódio leva a que se considere o "pai da aviação" como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário