quarta-feira, 24 de março de 2021

CONFIRA 10 DICAS PARA SUPERAR A DEPRESSÃO E VOLTAR À LUTA POR UM NOVO TRABALHO...

FONTE: , Evelin Azevedo, https://extra.globo.com/


Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar pessoas com depressão a se recolocarem no mercado de trabalho. A pesquisa mostrou que 41% dos desempregadas ou subempregados submetidos à TCC encontraram um novo emprego ou passaram de um trabalho parcial para um trabalho em tempo integral após quatro meses de tratamento para depressão com esta abordagem.

— Reduzir os sintomas da depressão não é o único objetivo que as pessoas têm quando começam a TCC. Muitos estão esperando encontrar um emprego ou melhorar sua produtividade em seu trabalho atual — afirma Daniel Strunk, co-autor do estudo e professor de psicologia da universidade.

A TCC é uma abordagem terapêutica cujo objetivo é entender como a interpretação dos acontecimentos diários afeta o ser humano.

— Esta abordagem se baseia na ideia de que não é a situação que desencadeia em mim as emoções e sim a forma como eu percebo a situação e o meio no qual estou inserida. Essas emoções geram pensamentos, que podem ser disfuncionais, negativos. E a TCC entra na desconstrução destes pensamentos — explica a psicóloga Alessandra Augusto.

O Brasil é um dos líderes de casos de depressão durante a pandemia, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP). Um dos motivos é o desemprego, que sobrecarrega ainda mais a saúde emocional. Na nova realidade, muitos brasileiros buscaram tratamento.

— A terapia ajuda no processo de consciência despertando para mudanças de estratégias. Você desenvolve o autoconhecimento e descobre até que tem talentos que não sabia — diz a psicóloga Daniela Generoso.

Descoberta de habilidades e capacidade técnica.

Os resultados do estudo americano mostraram que uma das maneiras pelas quais a TCC ajudou as pessoas a se reposicionarem no mercado de trabalho foi reduzindo o “estilo cognitivo negativo” dos pacientes, ou a extensão em que os pacientes veem os eventos negativos de maneiras abertamente pessimistas, de acordo com o professor Strunk.

Uma das dicas da psicóloga Paula Dutra para transformar pensamentos negativos em positivos é usar papel e caneta.

— Costumo sugerir que o paciente escreva todos os pensamentos negativos de um lado da folha e, do outro, os argumentos que rebatam este pensamento negativo. Quando se faz isso, o paciente olha os pensamentos com mais clareza e percebem que eles são fantasiosos e não condizem com a realidade.

Este tipo de terapia pode ajudar as pessoas — que estão com depressão ou não — a enxergarem saídas que ainda não conseguem ver.

— Muitas vezes o paciente tem habilidades e capacidade técnica de melhorar na sua profissão, mas não se posiciona ou se coloca bem porque não acredita em si mesmo e no seu potencial. A TCC pode melhorar sua confiança e treinar como ele vai aumentar sua exposição na empresa — diz Fabiane de Faria, psicóloga idealizadora da plataforma on-line Aterapia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário