sábado, 6 de março de 2010

POSTOS DE SAÚDE VOLTAM A TER VACINA CONTRA MENINGITE NA SEGUNDA FEIRA...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
Os postos de saúde de Salvador e Região Metropolitana já devem iniciar a semana com doses da vacina contra a meningite meningocócica do tipo C, doença que só este ano provocou a morte de oito pessoas, sendo que apenas cinco óbitos foram confirmados oficialmente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), as vacinas serão disponibilizadas para as secretarias municipais de saúde dos municípios em que a campanha de imunização foi iniciada até este sábado (06). No total, a Sesab recebeu na última quinta-feira (04) 300 mil doses do medicamento, que será utilizado em crianças com no máximo quatro anos e 11 meses de idade.
As vacinas foram guardadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas do Estado, localizada na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), em frente ao Parque de Exposição.
De acordo com a superintendente da Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Lorene Pinto, esta quantidade é suficiente para atender a toda RMS e iniciar a vacinação em outras regiões da Bahia.
A superintendente também solicitou o empenho dos municípios no sentido de buscar, o mais rápido possível, o saldo necessário para completar a vacinação na população de crianças menores de 5 anos, "se depender de nossa equipe todos os postos de vacinação estarão abastecidos na segunda-feira", comentou.
DESABASTECIDOS.
Os postos de saúde de Salvador estão sem doses de vacina contra meningite desde a quarta-feira de cinzas, no dia 17 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação foi suspensa durante a folia momesca e retomada, apenas com os medicamentos em estoque, logo após a festa.
Inicialmente, as vacinas foram distribuídas entre 115 Unidades de Saúde de Salvador e 127 postos em cidades como Camaçari, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João. A expectativa é de que, apenas na capital baiana, sejam imunizadas cerca de 212 mil crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário