quarta-feira, 31 de julho de 2013

CIENTISTAS CHINESES RECRIAM DENTES A PARTIR DO USO DE URINA HUMANA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Dente recriado por pesquisadores é menos rígido que o dente humano natural.

   Um grupo de cientistas da China encontrou uma solução inusitada para a reconstrução de dentes. Através do uso de urina humana, os chineses conseguiram criar dentes rudimentares.

  O resultado do estudo, que teve publicação científica no Cell Regeneration Journal, provou que a urina, fonte de células-tronco, consegue se transformar em pequenas estruturas que se assemelham aos dentes humanos.

A única diferença, de acordo com os pesquisadores, é que o dente "artificial" é menos rígido que o dente humano natural. Os chineses declararam ainda que esperam que a técnica possa ser adotada e desenvolvida para que as pessoas que precisam possam ser contempladas com a reposição de dentes perdidos. 

Se o estudo é um sucesso para os chineses, por outro lado, outros estudiosos discordam do método nada convencional. "Esta (a urina) é provavelmente uma das piores fontes, pois existem muito poucas células desde o início (do processo) e a eficiência de transformá-las em células-tronco é muito baixa", disse Chris Mason, professor da University  College of London.
Para Mason, o estudo é incompleto. "O grande desafio aqui é que o dente tenha polpa com nervos e vasos sanguíneos que temos que ter certeza que se integrariam para se transformarem num dente permanente", explicou.
Os chineses rebateram. "A estrutura parecida com o dente continha polpa dental, dentina, espaço de esmalte (área vazia do dente que possivelmente poderia ser ocupada pelo esmalte) e órgão de esmalte (estrutura que precede o surgimento do esmalte no dente)", explicaram, alertando que o estudo pode ser o "sonho final de total regeneração do dente humano para terapia clínica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário