segunda-feira, 22 de julho de 2013

CRESCE BUSCA POR EMPRÉSTIMO PARA PAGAR DÍVIDA...

FONTE: Folhapress, CORREIO DA BAHIA.


A taxa média de crescimento, considerando 11 modalidades de crédito, foi de 3% no período, mostra o estudo.

O brasileiro tem tomado mais empréstimos para pagar dívidas. O movimento, segundo economistas, foi estimulado sobretudo pela alta da inflação. As linhas de crédito cujos saldos mais cresceram nos cinco primeiros meses do ano foram cheque especial (15,3%), empréstimo consignado (descontado na folha de pagamento, que avançou 9,3%), empréstimo pessoal (5,3%) e a rolagem da dívida no cartão de crédito (5%).
O levantamento, com base em dados do BC, foi feito para a Folha de S.Paulo pela Serasa Experian, empresa de informações financeiras, e excluiu financiamento imobiliário. A taxa média de crescimento, considerando 11 modalidades de crédito, foi de 3% no período, mostra o estudo. “As linhas que mais cresceram são aquelas direcionadas a situações emergenciais ou para a quitação de dívidas”, explica Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Rabi afirma que a alta da inflação desequilibrou o orçamento das famílias, que viram a renda ser corroída pelo aumento de preços. O IPCA (índice oficial de inflação) acumulado em 12 meses até maio ficou em 6,7%, acima do teto da meta estabelecida pelo governo (6,5%). “Como não há aumento de renda importante, as famílias têm que trocar o consumo pelo pagamento de dívidas”, diz o professor de economia e finanças Alexandre Espírito Santo, do Ibmec-Rio, instituto de ensino e pesquisa. O crédito para a compra de veículos, por exemplo, foi uma das modalidades que encolheram até maio: 3%.
“Esse tipo empréstimo tem relação com a avaliação do consumidor sobre a economia e a sua perspectiva de manutenção do emprego”, diz o economista Paulo Gala, da Fator Corretora. “Houve um ciclo de endividamento grande, e as pessoas estão tendo que pagar as dívidas já contraídas. O aumento da inflação e o desaquecimento do mercado de trabalho têm feito com que a euforia dos consumidores diminua”, acrescenta.
Para Gala, essa cautela maior em relação ao crédito e a prioridade ao pagamento de dívidas já existentes devem permanecer pelo menos até 2014, quando a inflação deve desacelerar, e a economia, retomar o crescimento. Finanças no azul Além de pagar os débitos, é importante reorganizar as finanças para evitar novo descontrole das dívidas. Para não extrapolar o orçamento, especialistas recomendam que se faça uma lista com todos os gastos.

Dessa forma, fica mais fácil de identificar o que pode ser cortado. Além disso, recomendam sempre guardar dinheiro, mesmo que pouco. “Às vezes, a pessoa pensa que guardar R$ 30 não vale a pena. Mas, no fim do ano, essa economia pode fazer a diferença na hora de um imprevisto, como uma doença. Muitos problemas financeiros começam com esses contratempos”, diz Cosenza.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir