FONTE: Estadão
Conteúdo, CORREIO DA BAHIA.
Com 18 vagas abertas e uma profunda revisão no regulamento
técnico, 2014 será um bom ano para um piloto estrear.
As 12 equipes
que hoje disputam a Fórmula 1 vão estar no grid em 2014. E das 24 vagas de
pilotos, apenas seis, ou 25%, já estão confirmadas. Em outras palavras, há nada
menos de 18 cockpits (75%) vagos. E por isso o teste com jovens aspirantes à
Fórmula 1, encerrado na última sexta-feira em Silverstone, ganhou grande
importância. Quem tem contrato para 2014 são os pilotos da Mercedes (Lewis
Hamilton e Nico Rosberg) da McLaren (Jenson Button e Sergio Perez), o
tricampeão do mundo Sebastian Vettel (Red Bull) e Fernando Alonso (Ferrari).
“Esse teste nos dá referências do que esses meninos podem
fazer”, explicou o diretor esportivo da Toro Rosso, Steve Nielsen. “Os times
aproveitam a oportunidade para testar vários componentes novos nos carros, mas
teremos quem apenas vai cuidar de acompanhar de perto o trabalho desses
jovens”. A maioria está ainda em fase inicial da preparação para um dia tentar
chegar à Fórmula 1, mas dentre os que participaram do treino promovido pela
Pirelli para desenvolver seus pneus, três nomes se destacam.
E têm grandes
chances de estar na Fórmula 1 em 2014: o dinamarquês Kevin Magnussen, de 20
anos, já piloto da escola McLaren e vice-líder da Fórmula Renault 3.5,
categoria similar à GP2; o português Antonio Félix da Costa, da escola Red
Bull, de 21 anos, terceiro da Fórmula Renault 3.5; e o holandês Robin Frijns,
da escola Sauber, nono na GP2 (entrou no campeonato apenas na quinta etapa).
Dois outros
talentos dessa geração que parece ser pródiga não participaram dos testes mas
têm boas chances de em 2014 estrear na Fórmula 1: o brasileiro Felipe Nasr, de
20 anos, vice-líder da GP2, e o belga Stoffel Vandoorne, de 21 anos, líder da
Fórmula Renault 3.5. No primeiro dia de testes, na última quarta, Magnussen
estabeleceu o melhor tempo em Silverstone com o atual modelo da McLaren. “Na
Fórmula 1 você nunca sabe se o seu tempo é bom ou não por desconhecer a
condição em que cada equipe treinou. Mas penso ter realizado um bom trabalho”,
afirmou Magnussen, filho do ex-piloto Jan Magnussen.
O português
Félix da Costa comentou já se sentir preparado para o desafio da Fórmula 1. Ele
ficou com o terceiro tempo na última quarta e o segundo na quinta, com o modelo
de Vettel. Deve correr pela Toro Rosso em 2014. Frijns foi campeão por onde
passou: Fórmula BMW, em 2010, Fórmula Renault 2.0, em 2011, e Fórmula Renault
3.5, em 2012. Testou em Silverstone pela Sauber, nos dois primeiros dias, e
ficou em sétimo nos dois. “Nesta temporada fico sabendo se vou disputar as
corridas da GP2 apenas na quarta-feira, quando meu time me liga, porque não
tenho patrocínio”, disse na Alemanha. “Para passar para a Fórmula 1 terá de ser
uma escuderia em que não tenha de levar patrocínio”.
Com 18 vagas
abertas e uma profunda revisão no regulamento técnico, 2014 será um bom ano
para um piloto estrear, Bernie Ecclestone, promotor do Mundial, espera que a
maior parte dessa geração talentosa chegue à categoria. “Temos novos Hamiltons
vindo por aí”.
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