quarta-feira, 9 de outubro de 2013

BENEFÍCIOS DA BANANA VERDE...



     

Se for preciso elencar quais são as frutas mais consumidas pelos brasileiros, certamente a banana estará liderando a lista. A fruta, comumente consumida madura, é popularmente conhecida para evitar câimbras devido à alta concentração de potássio. Porém, a banana pode servir como fruta funcional para outros casos.
Rica em sais minerais, vitaminas do tipo A, C e do complexo B e em carboidratos, a banana, quando madura, é doce. Porém, os maiores benefícios da fruta estão relacionados à fase em que ainda está verde.

Benefícios da banana verde.

    

No processo de amadurecimento da fruta, carboidratos se transformam em açúcares – glicose e frutose. Porém, estas substâncias, se consumidas antes de se transformarem, agem no organismo como as fibras solúveis e insolúveis que auxiliam no processo de digestão.
A banana verde é altamente recomendada para melhorar a digestão, auxiliar no tratamento de prisão de ventre e prevenir câncer de intestino. Suas substâncias, quando chegam ao intestino, estimulam a reprodução de bactérias benéficas que possuem o poder de controlar o sistema gastrointestinal.
Além dos benefícios intestinais, a fruta também aumenta a sensação de saciedade e, como seus carboidratos são de baixo índice glicêmico, alem de inibir a absorção de glicose e gordura, também liberam açúcar devagar, evitando picos de glicemia – diabéticos devem priorizar alimentos que não causam picos de glicemia.

Como consumir banana verde.

Além da farinha de banana verde que pode acrescentada em iogurtes e saladas, a fruta ainda pode virar uma biomassa para ser ingrediente de sucos, geleias e doces. Aprenda:

Ingrediente:

  • 10 bananas verdes com casca

Como fazer:

   Lave as bananas com casca e leve à panela de pressão. A água deve cobrir as frutas. Após 20 minutos desligue o fogo e deixe descansando por 10 minutos. Abra panela e, tomando cuidado com o vapor, retire as cascas. Coloque imediatamente no liquidificador e bata até que se transforme em uma pasta.

A biomassa de banana verde pode ser consumida imediatamente ou congelada em saquinhos ou forminha de fazer gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário