terça-feira, 15 de outubro de 2013

BOCEJO EM EXCESSO: CAUSAS E TRATAMENTOS...

FONTE: Ana Cardo (www.outramedicina.com).
 
Uma boa noite de sono é essencial ao corpo e à mente. Dormir bem influi na nossa qualidade de vida, pois recupera nossas energias e ajuda na recuperação de doenças. O sono adequado é essencial também para a saúde emocional.
Se você se vê bocejando em excesso durante o dia, fique esperta. Esse é o maior sintoma de uma noite mal dormida, porém podem também ser problemas de saúde

O que é o bocejo?

É uma abertura involuntária da boca durante uma respiração longa e profunda. O bocejo é normalmente o resultado de sono e cansaço. O bocejo excessivo é aquele que acontece com uma frequência ainda maior do que esperada.
Ele pode ser uma resposta à sonolência, porém o bocejo em excesso pode ocorrer por uma reação vasovagal. Essa reação ocorre pela ação de um nervo, chamado nervo vago, nos vasos sanguíneos. Ela pode indicar um problema cardíaco.
O ato de bocejar diminui a temperatura do corpo, acelera os batimentos cardíacos e estimula a circulação do sangue, o que favorece ao organismo retomar o estado de atenção que pode estar sendo perdida para o cansaço.
 

Causas.

As causas podem ser diversas. Sonolência, cansaço, reação vasovagal, falta de hidratação do corpo (pessoas com sede tendem a bocejar mais), reflexo de pura fadiga, sinais de que algo com o coração não vai bem e também um alerta de que algo com a glândula tireóide não está legal.

Tratamentos.

Se você reparou que está bocejando mais do que deveria, visite o seu médico. Dessa forma, ele pode descobrir se é somente uma noite mal dormida causada pela insônia ou se envolve problemas mais sérios. 

Estudos do sono medem o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, movimento rápido dos olhos, atividade muscular e ondas cerebrais, para tentar diagnosticar se o bocejo excessivo é causado por um distúrbio do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário