sexta-feira, 8 de novembro de 2013

BLITZ DO IPVA SEGUE ATÉ DEZEMBRO E SERÁ ESTENDIDA PARA O INTERIOR...

FONTE: Joana Rizério (joana.rizerio@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.


Durante 1º dia da fiscalização, 125 veículos foram abordados, 20 já haviam sido notificados por terem dívidas de IPVA. Cinco carros foram levados para o pátio da Transalvador.


"Se tiver irregular, vou ficar aqui no carro, esperando meu marido vir pagar. Mas acho que está tudo ok. Se tive algum problema na vida, só estacionamento em local proibido e olhe lá”, disse tranquilamente a comerciante Fátima Ribeiro, que dirigia seu Honda City, quando foi parada por agentes de trânsito na blitz IPVA, iniciada às 9h de ontem em frente ao Parque da Cidade, no Itaigara.
 

E o carro devia mais de R$ 1 mil aos cofres da Sefaz e do Detran. “Em 30 anos dirigindo, nunca tive uma multa”, disse Fátima, enquanto esperava o marido chegar e pagar o IPVA de um dos quatro carros da família.

         
Nos primeiros 45 minutos, nove carros haviam sido notificados na blitz do IPVA. Durante todo período da fiscalização, 125 veículos foram abordados, 20 já haviam sido notificados por terem dívidas de IPVA. 

Cinco carros foram levados para o pátio da Transalvador, pois os proprietários não conseguiram realizar o pagamento durante o período da blitz. A abordagem foi realizada das 9h às 12. No período da tarde, os fiscais ficaram disponíveis para resolver problemas como devolução dos carros, por exemplo. 

De acordo com o major Genésio Luide, assessor técnico do Detran, a operação só deveria autuar veículos em situação irregular de licenciamento, mas acabou multando motoristas por outros delitos. 

Durante a fiscalização, uma dupla de agentes ficou posicionada a 50 metros do início da blitz. Um lia as placas, aleatoriamente, em voz alta. O outro consultava a situação cadastral em um programa de computador ligado ao sistema do Detran. 

Feita a verificação, indicam aos outros agentes, via rádio, que veículos interceptar. “O diferencial dessa blitz é que só serão abordados os carros com pendências”, explicou o major antes das abordagens. 

Mas não foi bem assim que aconteceu. O empresário Tiago Cardoso, 32 anos, não estava irregular, mas foi parado. “Meu carro sequer é daqui. Sou de Aracaju, estou só de passagem. Entrei na blitz para fazer o retorno”, disse.
Com a estudante Gabriela Carvalho, 21 anos, foi a mesma coisa. “Eu nem vi a blitz, não estou em débito. Mas quando eles consultaram meu registro, viram que o documento do meu carro é do ano passado”, afirmou.

Reclamação.
Por causa da fiscalização, Gabriela perdeu a aula na Ufba. “Um agente já tinha me liberado. Quando eu estava prestes a ir embora, um outro também quis verificar os dados. Primeiro Detran, depois Transalvador, sei lá a diferença entre eles. Chegaram à mesma conclusão. Perdi meu tempo e ainda me senti moralmente prejudicada”, diz a jovem, que resolveu prestar queixa contra os agentes.

O gerente de operações da blitz, Antônio Nery, explicou que erros como o ocorrido com Gabriela acontecem porque as pessoas entraram no local da blitz para fazer o retorno. “Aproveitamos para abordar todos que passaram por lá”, afirmou.

            
Antônio Félix, da Sefaz, justificou: "É a história do dever do ofício, eles não param só pelo IPVA. Se eles veem uma lanterna quebrada, também param".
Enquanto faziam consultas-teste para começar a operação, os agentes flagraram dois sortudos: os donos de um Captiva, que deve mais de R$ 1,8 mil em multas e juros, e o de um Citröen C3, que devia, pelo menos, R$ 800. Deixaram, enfim, os carros passar.

O lavador de carros Luiz Macedo, 46, saiu na manhã de ontem para vender o Uno, que está com o IPVA atrasado. “Se eu sei disso (da blitz), eu vinha por trás e fazia um arrodeio maior”, diz. Ele reclama das operações de flagrante de veículos. Pelo ano do veículo, que é de 2010, ele imagina ter que pagar R$ 350. 

Operação.
As blitze conjuntas do Detran-BA, Secretaria Estadual da Fazendas, Polícia Militar e Transalvador para regularização do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ocorrerão durante este e o próximo mês, três vezes por semana em pelo menos  locais aleatórios em 16 bairros. A operação de trânsito também será estendida ao interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário