sábado, 2 de novembro de 2013

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE...

FONTE:  (www.bolsademulher.com).

A roupa de sair não precisa virar pijama. Manchou, limpou: saiba como!

          

Essa história certamente toda mulher já conhece. Quando você coloca aquele vestido n-o-v-i-n-h-o em folha, eis que surge alguém que tropeça e entorna o copo de café estrategicamente em você. Sem contar os dias em que comer uma macarronada é sinônimo de horas perdidas tentando remover o molho de tomate que secou e grudou na blusa. Mesmo se você faz o tipo cuidadosa, ainda assim, deve ter se deparado com a pior das manchas do dia a dia, porque não tem como evitá-la: a mancha de desodorante. Pois é, acidentes de percurso ou não, o fato é que é muito chato ficar com uma roupa nova inutilizada por uma mancha. Reunimos então alguns truques que são tiro e queda na hora de se livrar dessas e de muitas outras… Ao ataque!
Alguns desodorantes são “passou, sujou”, deixando aquele look onça-pintada. E, convenhamos, não há mais avassalador que roupa escura manchada de branco. Isso sem contar as manchas amareladas em roupas claras, que vão aparecendo ao longo do tempo na região das axilas, pois não importa o número de lavagens, elas permanecem.
“Os tecidos mais fáceis de se tirar manchas são os de fibras sintéticas, como o poliéster. Já os de fibras naturais dão um pouco mais de trabalho, assim como os tecidos finos, mais delicados, como crepe de seda e cetim de seda, já que o corante deles é muito frágil”, explica Rejane Nascimento, gerente de treinamento da lavanderia 5 à Sec. No entanto, de mofo a gordura, de batom a vinho, a mancha mais difícil de ser removida é – adivinhem – a do desodorante (!), seja qual for o tecido. “É um martírio!”, confessa Rejane. “Em casa, você pode tentar neutralizar a mancha com água, mas geralmente ela não sai por completo. Aí, só levando até uma lavanderia mesmo, onde a gente utiliza produtos mais potentes”, explica.
O sebo (suor) tem ácidos graxos que vão oxidar e reagir com o tecido das roupas, formando aquela coloração amarelada, mais perceptível em roupas claras de viscose ou algodão
Pior é que não tem escapatória – afinal, desodorante é que nem batom: mulher não vive sem! Mas, quando não é o resíduo, é a combinação do produto com o suor que suja a roupa. “A maioria dos desodorantes antitranspirantes tem na fórmula substâncias constituídas de sais de alumínio. Por si só, elas não geram manchas significativas, mas, combinadas com o suor, a história é outra”, revela Luciana Andrade, farmacêutica da Dermatus. “O sebo (suor) tem ácidos graxos que vão oxidar e reagir com o tecido das roupas, formando aquela coloração amarelada, mais perceptível em roupas claras de viscose ou algodão”, explica Luciana.
Para tentar remover esse tipo de mancha, a dica da farmacêutica é, ao lavar a roupa, deixar cair bastante água sobre o local. “Depois, é recomendável esfregar a peça um pouco à mão, deixar de molho no sabão ou colocá-la direto na máquina”, aconselha. Mas, atenção! Nunca aplique o sabão diretamente na mancha. “Ao reagir com ela, pode formar complexos insolúveis que dão aquele ar meio durinho, engomado, ao tecido”, alerta Luciana Andrade. Se você quiser, também pode tentar a receita tira-manchas da vovó, aplicando sobre o amarelado ou esbranquiçado do desodorante uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar a peça de molho por meia hora. Ou então usar água oxigenada. Para isso, basta umedecer uma esponja limpa com a substância e esfregar na parte manchada do tecido. Depois, é só lavar normalmente.
Prevenção: a melhor solução!
Mas, para que ter todo esse trabalho? Segundo a farmacêutica da Dermatus, a dica de ouro, no caso da mancha de desodorante, é prevenir. Ou seja, o cuidado tem que vir antes, na escolha da marca. Hoje em dia, com toda a tecnologia da indústria de cosméticos e perfumaria, é muito fácil evitar esse problema, não tem desculpa! É possível encontrar no mercado desodorantes que cuidam da pele e dos odores da transpiração sem esquecer da sua roupa, já que são especialmente desenvolvidos para reduzir a quantidade de resíduos pós-aplicação. A escolha do aplicador também conta para evitar futuras máculas no tecido, nada de stick (bastão), que suja com muito mais facilidade, o ideal é o aerosol ou roll-on!

Nenhum comentário:

Postar um comentário