FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
O que mudou da geração do seu avô para a do seu
pai e em seguida para a sua? Segundo uma pesquisa da Old Spice, marca de
desodorantes que chegou ao Brasil no início do ano no Brasil e que é famosa por
algumas das propagandas mais inusitadas - como esta -, ele está mais grosseiro
e, na opinião das mulheres consultadas, respeita menos o sexo oposto do que as
gerações anteriores.
O levantamento, realizado pelo
Instituto Ilumeo, entrevistou 976 pessoas, mais da metade mulheres (55%), com
idades entre 15 e 30 anos e de quatro regiões (Nordeste, Norte, Sudeste e Sul)
para saber "o que mudou no homem de
antigamente para o de hoje". Para elas, eles ficaram, além de mais grossos
e as respeitarem menos, mais egoístas, menos delicados e menos educados do que
no passado.
Já a visão deles é um pouco
diferente. Como a pesquisa aborda apenas uma faixa etária jovem, era de se
imaginar que os homens entrevistados respondessem que a geração
atual é tão educada, mais delicada, menos egoísta e respeita mais as mulheres
que as anteriores. A única resposta que bateu com a da ala feminina foi na
questão do "ser grosseiro": para 44%, o homem de hoje é mais grosso,
colocação refutada por 37%.
"HOMEM
HOMEM".
Um dos temas da pesquisa é a definição de "homem homem", termo
adotado pela marca de desodorantes em sua primeira campanha no Brasil. Na
opinião do sexo masculino, é um cara educado, honesto, responsável, que se
cuida, "mas sem frescura", e que trata bem a mulher. Na opinião
deles, o príncipe encantado - que não existe - assume responsabilidades,
respeita os outros, é trabalhador, honesto, passa segurança, cuida da família,
se cuida, mas, também, "sem exageros", é romântico, carinhoso,
sincero, amigo e inteligente.
Questionados sobre exemplos de pessoas que seriam "homem
homem", "eu mesmo", Dwayne Johnson, Chuck Norris, Wagner Moura,
Nelson Mandela e Silvio Santos são alguns dos modelos lembrados pelos homens.
As mulheres lembram do marido, irmão, namorado, Brad Pitt, Bradley Cooper e até
William Bonner.
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