quarta-feira, 23 de abril de 2014

PESQUISA MOSTRA QUE MULHERES LEEM MAIS EM CELULARES DO QUE OS HOMENS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Pesquisa da Unesco sobre leitura em aparelhos móveis foi respondida por usuários de sete países, como Índia e Paquistão; há mais leitores homens do que mulheres, mas elas passam mais tempo envolvidas na leitura.

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado este 23 de abril, a Unesco divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o uso de celulares para a leitura.

O levantamento foi respondido por mais de 4 mil pessoas em sete países em desenvolvimento, incluindo Etiópia, Índia, Nigéria e Paquistão. Nessas nações, onde o acesso a livros é escasso, cada vez mais pessoas utilizam os celulares como o principal meio de leitura.

Aparelhos Móveis.
Segundo a Unesco, existem aproximadamente três leitores homens para cada mulher que lê em aparelhos móveis. A maior desigualdade acontece na Etiópia e na Índia, onde há nove homens para cada mulher leitora.
Mas são as mulheres quem passam mais tempo lendo. Em média, elas gastam 207 minutos por mês lendo nos seus celulares, enquanto os homens utilizam 33 minutos por mês.
A pesquisa da Unesco revela também que as mulheres leem com mais frequência e por mais tempo do que os homens. Enquanto eles leem três ou quatro vezes por mês, por cerca de 10 minutos a cada vez, as mulheres chegam a ler em média 11 vezes por mês e a cada oportunidade, dedicam 19 minutos para a leitura.

Conveniência.
Mais de 90% dos participantes da pesquisa tinham 35 anos ou menos e 24% tinham curso superior. No caso das mulheres, 63% tinham um diploma, contra 51% dos homens. Para a Unesco, o nível educacional explica porque elas são leitoras mais assíduas.
A conveniência foi a principal razão apontada pela população dos países participantes para explicar a popularização dos celulares como meio de leitura.
Outros fatores são preferência pela leitura no celular e falta de acesso a livros de papel. E 89% das pessoas afirmaram que adoram ler.

Os termos mais buscados pelos leitores em aparelhos móveis são em primeiro lugar "sexo", em segundo, "bíblia" e em terceiro, "biologia". A Bíblia e o Corão estão entre os 10 livros mais lidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário