segunda-feira, 1 de junho de 2015

SEDENTARISMO É FATOR DE RISCO PARA DOENÇAS; QUE TAL COMEÇAR A CORRER?...

FONTE: Daniela Leone (daniela.leone@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade da população maior de idade é sedentária.
Vidro elétrico, elevador, escada rolante, máquina de lavar louça, controle remoto... A tecnologia facilita cada vez mais o cotidiano das pessoas e, consequentemente, pode torná-las mais sedentárias. Isso é agravado quando não há uma consciência da importância da atividade física regular.  
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade da população maior de idade é sedentária. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo órgão em dezembro de 2014. O estudo constatou que 46% dos brasileiros com mais de 18 anos não praticam nenhum tipo de atividade física. 
O dado é alarmante visto que o sedentarismo é fator de risco primordial para doenças ou disfunções. “Pode desencadear sobrepeso, descontrole da pressão arterial, alterações do colesterol”, exemplifica o cardiologista Luiz Ritt. “Quem é sedentário tem um risco maior do que quem não é a ter doenças cardiovasculares, principalmente infarto e AVC”, destaca o médico. 
Praticar uma atividade física regular não significa ter que se transformar em um atleta de ponta, ficar sarado ou reservar muitas horas por dia para manter a forma.

“Não é necessário muito pra sair do sedentarismo, o primeiro passo é o mais difícil. E também não precisa virar nenhum atleta. Se fizer 150 minutos por semana de um exercício moderado já é suficiente”, orienta Luiz Ritt. 
“Depende da faixa etária da pessoa, claro, mas uma caminhada de 50 minutos, três vezes por semana, já é interessante para um indivíduo em torno de 35 a 45 anos. Só em fazer isso, ele já tem uma redução de 14% do risco de ter infarto ou AVC”, ilustra.
Se você quer abandonar o sofá, a Meia Maratona Internacional Caixa da Bahia é um incentivo para deixar o sedentarismo pra trás. A competição tem três opções de percurso e um deles, o de 5km, é ideal para os atletas amadores que estão dando os primeiros passos na corrida de rua.
A prova será realizada no dia 14 de junho. Consultar um médico, se orientar com profissionais especializados e se preparar é fundamental antes de entrar no clima esportivo. Quem já está se preparando há mais tempo também pode optar pelas distâncias de 10km ou 21km. A largada é no Jardim dos Namorados. 

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até 10 de junho através do site. O valor é de R$ 84,90. Participantes acima de 60 anos pagam R$ 42,45. Assinantes do CORREIO têm 20% de desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário