quarta-feira, 26 de agosto de 2015

DERMATOLOGISTA EXPLICA QUAIS SÃO AS CAUSAS E TRATAMENTOS DAS ESTRIAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Alguns fatores como genética e aumento de peso podem contribuir para o surgimento das temidas marquinhas.

Toda mulher já se olhou no espelho a procura de risquinhos brancos ou vermelhos nos quadris, barriga e seios. As estrias surgem normalmente na adolescência, devido à fase de crescimento, mas alguns fatores como gravidez e aumento de peso contribuem para que elas apareçam.
Segundo a dermatologista, Marcia Paes, essas marcas ocorrem quando há um estiramento da pele. "Quando isso acontece, há uma ruptura das fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela elasticidade e tonicidade da pele", explica.

Algumas mulheres têm mais predisposição genética ao surgimento de estrias, assim como as que tiveram um aumento de peso ou têm alterações hormonais.

Para evitá-las, a especialista aconselha hidratar bem a pele diariamente, "pois uma pele hidratada torna-se mais resistente ao rompimento das fibras". Na gravidez também é necessário um cuidado maior, sendo importante reforçar a hidratação na barriga e nos seios desde o início.

Para os casos em que já existem as estrias, Marcia Paes comenta sobre os tratamentos existentes, indicados de acordo com cada caso e com acompanhamento de um especialista. Confira:

Drug Delivery - Esta técnica é a atual tendência dos tratamentos contra estrias. Ela consiste na aplicação de substâncias na pele como vitamina C, podendo ser usada após a laser fracionado. Ela provoca "micro furos" na pele e ajuda na penetração da substância ou pode-se usar diretamente a injeção de vitamina c intradérmica, chamada mesoterapia.

Laser - De todos os procedimentos com laser, o mais indicado é o de C02 fracionado, pois causa uma reorganização na derme, com formação de novas fibras de colágeno e elastina.

Ácidos - Os ácidos, como retinoico e glicólico, aceleram a renovação celular, ajudando na formação de colágeno novo. Possuem resultados melhores quando associados a microdermoabrasão, o que permite uma maior penetração dos mesmos. São necessárias várias sessões para um resultado satisfatório.

Subscisão - Consiste em descolar com uma agulha a pele, gerando uma maior produção de colágeno local. Deve ser feito com anestesia local e deixa hematomas logo após o procedimento, que podem durar de 20 a 30 dias.  Esse método é indicado para estrias largas e profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário