quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FICAR EM PÉ CONTRIBUI PARA SAÚDE DO CORAÇÃO, DE ACORDO COM UM ESTUDO...

FONTE: Acorda Cidade, TRIBUNA DA BAHIA.

Os especialistas afirmam que a posição vertical melhora os níveis de colesterol, gorduras e açúcares no sangue, todos marcadores biológicos dos riscos cardiovasculares.

Segundo estudo publicado na Revista European Heart Journal, da Sociedade Europeia de Cardiologia, o simples ato de permanecer em pé contribui para uma boa saúde.
Os especialistas afirmam que a posição vertical melhora os níveis de colesterol, gorduras e açúcares no sangue, todos marcadores biológicos dos riscos cardiovasculares.
Permanecer quatro horas por dia em pé, caminhar duas horas ao longo do dia e realizar tarefas cotidianas por mais uma hora, segundo os especialistas, leva a queima de mais calorias do que uma hora de corrida intensa.
Apontam ainda que nos escritórios, deve-se pensar em uma forma de oferecer a alternativa de trabalhar em pé para os funcionários.
Os estudos apontam que a atividade física reduz a mortalidade cardiovascular, entre outras doenças como diabetes, obesidade e até mesmo câncer.
Porém, não são fundamentais apenas os exercícios físicos, mas também uma rotina movimentada, que não seja sedentária.
Além disso, o ato de ficar em pé, e principalmente se em movimento, pode ter ótimo efeito complementar na diminuição da circunferência abdominal, e consequentemente no IMC (índice de massa corporal), que mede o peso ideal de cada pessoa segundo a estrutura física.
É fundamental, vale lembrar, preservar a ergonomia e a estrutura óssea do corpo. A escolha consciente de um bom modelo de tênis com amortecedores também contribui para uma melhora na postura depois de ficar horas em pé.
Durante as pesquisas, 782 pessoas com idades de 36 a 80 anos, entre homens e mulheres, foram monitorados para levantar dados de quanto tempo cada um deles passa diariamente dormindo, andando, deitado, sentado ou em pé.
Em um segundo momento foram monitorados aumentando o tempo em pé em relação ao tempo deitado e sentado. Foi notado uma importante diminuição dos triglicerídeos (gorduras sanguíneas) e aumento do "bom" colesterol, a lipoproteína de alta densidade.

A pesquisa mostra que, na Europa, a média de horas sentadas por um adulto varia de três a sete. Para os pesquisadores, o objetivo da pesquisa é alertar: mexam-se e levantem-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário