segunda-feira, 28 de setembro de 2015

INFECÇÃO URINÁRIA: O PROBLEMA VAI MUITO ALÉM DO ARDOR E INCÔMODO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Quando não tratada de forma adequada e rápida, a infecção urinária pode evoluir para casos mais complexos, podendo comprometer o funcionamento dos rins e da próstata.

Infecção urinária. Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes sobre esse problema. Aquele incômodo e ardor ao urinar são sintomas típicos de infecção do trato urinário. Mas, você sabia que a infecção de urina pode ser mais grave do que você pensa?
“Quando não devidamente acompanhado por uma equipe de especialistas, o quadro pode evoluir rapidamente para comprometimento de outros órgãos, como os rins e até a próstata”, explica Dr. Alexandre Crippa, coordenador do Centro de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo.
O diagnóstico de infecção urinária é feito através da história clínica, exame físico e laboratorial (urina tipo I e urocultura) . Ardência para urinar, aumento da frequência urinária, alterações na característica da urina (cor e odor) são sintomas comuns referidos pelo paciente. A presença de febre, calafrios e vômitos sugere infecção urinária complicada.
A infecção urinária pode ser classificada em dois tipos: a infecção de trato baixo e a de trato alto. Na infecção de trato urinário baixo ou cistite, são comuns os sintomas de ardência, sangramento na urina e urgência para urinar.
Nas infecções de trato alto (pielonefrite) surgem sintomas como febre, mal estar, dor lombar, calafrios e falta de apetite. Pode acometer homens, mulheres e crianças. A prostatite aguda (infecção da próstata) ocorre em homens e pode estar relacionada a infecção do trato urinário.
“Esse quadro de infecção pode evoluir para Sepse – condição grave que pode levar falência múltipla de órgãos e óbito. É considerada emergência clínica e deve ser tratada de maneira agressiva por meio de internação e uso de antibióticos. Por isso, qualquer ardor, diferença na cor ou rotina urinária, deve ser acompanhada por um especialista”, destaca o Dr. Crippa.
Como tratamento para pielonefrite ou prostatite aguda, é indicada a internação e, após 48 horas, se o paciente não estiver mais com febre alta, pode s continuar o tratamento em casa, com antibióticos pelo período indicado. Mas o especialista alerta.
“As infecções urinárias recorrentes (mais de três vezes no intervalo de um ano), infecções em homens e crianças devem ser investigadas”.
Para finalizar, o coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano destaca que “ingerir líquidos e urinar sempre que tiver vontade são hábitos muito importantes para evitar a infecção de urina”.
Sobre a Pielonefrite.
A pielonefrite é uma infecção bacteriana de um ou ambos os rins. Se não tratada a tempo e corretamente, pode evoluir para sepse e falência múltipla de órgãos.
É importante avaliação através de exames de imagem para o diagnóstico de complicações (abscesso renal) e fatores desencadeantes como alterações morfológicas ou cálculos obstrutivos.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para boa evolução do paciente.

Diabéticos, pacientes com insuficiência renal, cirróticos, portadores do vírus HIV ou pacientes em uso de medicamentos imunossupressores – medicamentos ativos para sistema de defesa -, apresentam maior risco de cistite que evolua para pielonefrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário