quarta-feira, 23 de setembro de 2015

QUAIS SÃO OS PRÓS E CONTRAS DAS DIETAS RICAS EM CARBOIDRATOS OU PROTEÍNAS?...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).

Cresce o número de pessoas com excesso de peso no país. Segundo dados do VIGITEL de 2014, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso (esse índice era 43% em 2006), e 17,9% da população está obesa.

A obesidade associa-se a um risco aumentado de morte e inúmeras doenças, como hipertensão arterial, infarto do miocárdio, diabetes,  anormalidades do colesterol, apneia do sono, alguns tipos de câncer, entre outras.

Para que a dieta seja eficaz, ou seja, para que favoreça uma perda de peso saudável e posterior manutenção, indicamos uma alimentação balanceada, com controle de calorias.

Alimentação balanceada é aquela que garante a ingestão de carboidratos e proteínas. Existem algumas dietas ("da moda") que preconizam o uso de um ou outro nutriente para uma "vantagem metabólica" que possa otimizar o emagrecimento.

Na realidade, o que sabemos é que para perder peso precisamos de um balanço de energia negativo, comendo menos e/ou gastando mais! O que garante o emagrecimento é a diminuição das calorias! O equilíbrio da dieta favorece uma perda mais saudável e definitiva, mesmo porque esse equilíbrio é a base da reeducação alimentar.

Autora: Dra. Mariana Del Bosco Rodrigues - Departamento de Nutrição da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e  da Síndrome Metabólica).

Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário