FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
Lista do Procon-SP tem precauções para o
consumidor não pagar taxas indevidas e identificar as principais fraudes.
Quem
nunca pagou um produto ou serviço por meio de boletos ou carnê de mensalidades?
Essa prática sempre foi e continua sendo comum no universo dos consumidores.
No
entanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos materiais, já que
taxas indevidas e golpes também são constantes nesse modelo de
pagamento.
Diversas
instituições financeiras cobram do fornecedor algumas taxas pelos boletos,
que segundo o Procon-SP são abusivas e, em nenhuma hipótese, podem ser
repassadas para o consumidor.
Por
conta disso, o órgão de defesa do consumidor paulista separou dicas e cuidados
que todo consumidor deve ter ao aceitar um serviço/produto que será quitado por
meio de boletos bancários.
Confira:
Erros básicos no boleto.
Fique
atento a qualidade do documento. Muitos dos boletos falsos enviados para
residências possuem erros básicos de português; formatação fora do padrão, como
impressão torta, etc.
Falta de exatidão nos dados.
Ao
receber qualquer boleto em sua residência, verifique também se o seus dados
estão corretos (nome completo e endereço). Não deixe de observar também o nome
da empresa responsável pelo envio.
Atenção ao código de barras.
Confira o código bancário e certifique-se de os três primeiros
números da linha digitável do boleto corresponde ao código do banco emissor do
documento, cuja lista pode ser acessada no site da Febraban (Federação
Brasileira de Bancos). Se os números não baterem, não faça o pagamento e
procure o fornecedor.
Suspeite de e-mails.
Desconfie
de notificações de pagamentos, links ou arquivos anexos que levem a boletos,
recebidos por e-mail. Não clique ou abra qualquer link até confirmar com a
empresa que a correspondência é válida.
Atenção máxima no ato do pagamento.
Antes
de finalizar o pagamento, verifique se os dados do cedente, informados na tela
após a leitura ou digitação dos números do código de barras, corresponde ao
fornecedor do produto ou serviço contratado.
Verifique o que vocês está pagando.
Não
efetue o pagamento antes de certificar-se de que possui mesmo o débito junto ao
fornecedor em questão.
Apure se o site é confiável.
Nas
compras feitos no comércio eletrônico verifique se o endereço do site é
iniciado com https:// (isso indica que o site é seguro). Além disso, mantenha
programas de anti-vírus e firewall atualizados. Outra dica é ver se o site
consta nessa lista de não recomendados.
Em caso
de prejuízo, o Procon-SP recomenda que se procure o fornecedor para
revolver a questão. Não havendo acordo, a opção é registrar uma reclamação
junto ao órgão de defesa do consumidor mais próximo e fazer um Boletim de
Ocorrência para que as autoridades policiais possam investigar a prática de
eventuais crimes.
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