sexta-feira, 14 de julho de 2017

2 TIPOS DE CICLOS MENSTRUAIS QUE PODEM CAUSAR RISCO DE ANEMIA À MULHER...

FONTE:, Paulo Nobuo, (http://www.msn.com).



Mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, o ferro tem função de produzir as células vermelhas do sangue e transportar oxigênio para as células do corpo. Quando uma pessoa perde muito sangue, pode desenvolver um quadro de anemia, cujo sintomas são cansaço excessivo, franqueza, tonturas e pressão baixa. A menstruação, quando fora do padrão, pode ser uma das causas do problema.

Menstruação pode provocar anemia?



Apesar de bastante raro, algumas mulheres podem ficar mais expostas a um risco de anemia por conta de dois tipos de ciclo: a menstruação com coágulos e a de fluxo muito intenso.

O primeiro caso é caracterizado pela presença de pedaços de sangue na menstruação, que nada mais são do que partes do endométrio que naturalmente se descolam do útero no período. O aparecimento de coágulos na menstruação ocorre justamente quando o fluxo é intenso demais - ou seja, quando o sangramento é excessivo, com um volume acima de 80 ml, valor considerado clinicamente normal.


Para que uma mulher sofra de anemia resultante da menstruação ela teria que passar por condições consideradas mais extremas: além do fluxo intenso, períodos menstruais de longa duração (mais de sete dias) e curto intervalo entre os ciclos (menos de 24 dias).


O diagnóstico de anemia decorrente do ciclo menstrual é pouco frequente, mas caso perceba as alterações no ciclo e a presença dos sintomas comuns da doença, o indicado é procurar ajuda médica para iniciar um tratamento de reposição de ferro e investigar outras possíveis doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário