segunda-feira, 19 de março de 2018

AÇÚCAR EM EXCESSO PODE ENVELHECER SUA PELE; VEJA CUIDADOS E TRATAMENTOS...


FONTE: Mel Meira, Colaboração para Universa, http://universa.uol.com.br



Muitas comidas que adoramos podem prejudicar, além da nossa saúde, a aparência. Um ingrediente que está presente de diversas maneiras na nossa dieta é um dos grandes vilões da pele: o açúcar. Nomeado como um dos sete marcadores de envelhecimento -- ao lado de sol, sono, estresse, cuidados com a pele, fumo e segundos -- no último Congresso de Dermatologia de Barcelona, ele não está presente apenas nos doces: tudo que vira açúcar no organismo pode envelhecer a nossa pele.

Por que o excesso de açúcar envelhece a pele?

Ele pode modificar as estruturas do colágeno e da elastina, o que influencia no surgimento de rugas e flacidez e na aparência da pele como um todo. A nutricionista Luisa Wolpe, mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde, esclarece que o excesso de açúcar no organismo ocasiona o envelhecimento precoce por conta da glicação. "Nesse processo, a glicose que fica solta no sangue liga-se às proteínas, formando assim os AGEs, produtos finais da glicação avançada. Esses AGEs causam desordem tecidual, levando à perda da elasticidade da pele, formação de rugas, menor capacidade de cicatrização e ao envelhecimento”.

A dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, complementa dizendo que a desestabilização provocada pela glicação destas células, que é a quebra de elastina e colágeno, faz com que a pele perca sua sustentação e ganhe rugas e flacidez. Além disso, a pele perde volume e os contornos da face ficam menos definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário