Quando pensamos em um
ferro-velho o que vem à cabeça são carros velhos, batidos, enferrujados e um
ambiente pouco atrativo para quem não curte porcas e parafusos. Mas em Dubai,
nos Emirados Árabes, as coisas são bem diferentes: é lá que está o ferro-velho
mais valioso do planeta, que abriga mais de 3 mil supercarros.
Rolls-Royce, Ferrari,
Lamborghini, Maserati, Mercedes-AMG, Porsche, Tesla e outras tantas marcas de
superesportivos ou modelos de luxo... Há de tudo — e aos montes — nesse
desmanche no meio do deserto.
Abandonados
ou retomados.
A maioria dos
automóveis está em más condições, com cicatrizes de acidentes provocados por
motoristas com excesso de dinheiro na conta e falta talento na direção.
Alguns foram inteiros
para o ferro-velho, confiscados pela Justiça por causa de inadimplência ou
alguma pendenga judicial. Em Dubai também é comum ver carrões abandonados no
estacionamento do aeroporto ou na beira da estrada. Eram de estrangeiros que
tiveram algum problema no emirado (como dívidas), largaram tudo e se foram.
Nesses casos, os carros
são oferecidos em leilões online a preços relativamente em conta: uma Ferrari
California T, por exemplo, pode ser arrematada por US$ 40 mil (o equivalente a
R$ 200 mil). No mercado de usados, um carros desses, mesmo em Dubai, não sairia
por menos de US$ 100 mil (R$ 500 mil). Mas é preciso ter olho treinado e sorte
para fechar um bom negócio: ainda que sem batidas, os automóveis mostram os
efeitos da temporada no deserto. A exposição às fortes temperaturas e à areia
fina não fazem bem, principalmente, à pintura.
Cemitério
no deserto.
A australiana Alexandra
Mary, do canal do YouTube “Supercar Blondie”, fez a visita guiada ao desmanche
e mostrou algumas das preciosidades no pátio.
Só de Rolls-Royce
Wraith há pelo menos dois: um bem destruído em um acidente, e outro ainda
inteiro... No Brasil, esse exótico cupê custa pelo menos R$ 3,6 milhões — em
Dubai, é tratado como lixo no deserto.
Também dói o coração
ver um Lamborghini Huracán 2015 sem amor e cheio de areia na cabine. Seu motor
V10 de 5,2 litros, de 640cv, provavelmente nunca mais voltará a rugir. Triste
fim...


Nenhum comentário:
Postar um comentário