terça-feira, 28 de julho de 2020

A ORIENTAÇÃO CRISTÃ...


              

Na sessão de conforto educativo, o consulente percebeu que o benemérito orientador espiritual se incorporara à médium em transe, e, logo que o abnegado mentor terminou a preleção sobre tema evangélico, pediu licença para rogar-lhe conselhos.

– Pois não, meu filho! – exclamou o espírito amigo, generosamente – estou aqui para ouvi-lo; abra seu coração...

O cavalheiro, que principiou tímido, inclinou-se para o benfeitor, exibindo gesto filial, e começou:

– Meu santo protetor, estou exausto! Sinto-me tão necessitado de orientação como o sedento precisa de um gole d’água. Perdi os bens que me eram mais caros!... Trago a saúde arruinada e, embalde, perambulo através de clínicas custosas. O fígado não funciona normalmente, os rins ameaçam-me a cada hora, o coração, como louco, bate desregulado... De organismo semimorto, minha família relegou-me ao abandono. Minha parentela desapareceu. Tenho irmãos consangüíneos que poderiam, decerto, amparar-me; contudo, fogem de mim, qual se eu fora criminoso impenitente. Semelhante situação era, entretanto, suportável. Acontece, porém, que minha esposa fugiu de mim, após dezesseis anos de convivência, deixando-me irremediavelmente desconsolado...

Ai! meu benfeitor – acentuou, lacrimoso –, como atender a problema tão aflitivo? Sou um fantasma errando, em vão, em busca de paz. O lar vazio é meu tormento infernal de cada minuto. Meu azar não parou aí. Antipatizando-se comigo, meu chefe de trabalho expulsou-me sem caridade, faz duas semanas. Chamou-me, áspero, despejou sobre ruim um montão de palavras agressivas e cerrou-me as portas da casa que servi por mais de sete anos consecutivos... Sou o mais infeliz dos homens... Já intentei contra a vida. No entanto, parece que ainda nisso me persegue a má sorte, porque todas as minhas tentativas falharam... Todas as oportunidades de melhoria são vedadas a mim... Que fiz, meu santo benfeitor, para merecer tantas desgraças? Estarei, porventura, esquecendo de Deus?...

Forte crise de soluços embargou-lhe a voz. O instrutor desencarnado afagou-lhe os cabelos prematuramente encanecidos e considerou:

– Tenha paciência, filho! não há efeito sem causa.

O pedinte cobrou novo ânimo e implorou:

– Inspira-me, devotado protetor! orienta-me. Não me abandones!... – Que deseja que eu faça? – indagou o mensageiro espiritual. – Traça-me roteiro certo... meu destino é um novelo embaraçado... Aconselha-me, em nome de Jesus!

– Do Mestre que desceu das Alturas, a fim de nos servir e salvar?

– Sim – gemeu o interpelado.

– Então, meu filho, volte ao princípio e retifique a própria senda. O Pai concedeu a você uma saúde harmoniosa. No entanto, porque asfixiou os rins com os “drinques” irritantes? Em que se baseou para consumir largas forças em noitadas de prazer sem significação? Ainda é tempo de reconstruir. Esqueça os venenos diários que lhe desgastam as energias, lentamente, através de um copinho aparentemente sem importância, e imprima ritmo regular à sua experiência de homem na Terra.

Procure, outrossim, as boas graças da família, assinando um armistício de boa vontade. Você alude ao abandono dos parentes, mas não se refere ao escárnio que votou a todos eles, quando a sua posição melhorou no banco em que trabalhava. Esqueceu facilmente os deveres de solidariedade fraternal e chega ao ponto de acusar os outros! Regresse, qual filho pródigo, e revele sincera humildade diante de todos. Peça desculpas para as suas faltas; seja carinhoso e bom... Quanto à esposa, que dizer? você olvidou a tirania doméstica de que seu coração voluntarioso abusou vastamente? A mulher, sentinela de seu lar e mãe de seus filhos, não é um animal que deva ser tratado a dinheiro e palavrões. Decorridos mais de três lustros de sacrifício incessante, a pobrezinha não resistiu e afastou-se... Procure-a, nutrindo verdadeiro arrependimento pelos seus erros voluntários e involuntários! Penitencie-se. Peça perdão pelo passado de sombras e guarde suas lágrimas a fim de selar junto dela seus novos compromissos de redenção. Quanto ao seu campo de serviço, se você deseja orientar-se em Jesus, torne ao seu chefe e rogue-lhe desculpe o seu procedimento impensado. Busque agir na pauta dos homens corretos, sem trair as obrigações de gentileza e reconhecimento para com quem se fez credor de seu respeito, carinho e gratidão.

O consulente sofredor enxugou o pranto, talvez ferido no amor próprio, e, depois da palavra do orientador encerrando a reunião em sentida prece, dispersou-se o grupo, notando eu, porém, que o cavalheiro, declaradamente tão infeliz, não pronunciou nem mais uma frase...

Jamais me esqueci da orientação nobre e bela, doce e franca, que lhe foi ministrada pelo sábio da espiritualidade superior, mas não sei se foi aproveitada. Voltando, entretanto, ao templo de oração em que vi cair semelhante bênção, debalde procurei o irmão desditoso, que ali não voltou, nunca mais...


                                       Oi Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!

Que esta MSG te encontre em Paz e com Saúde!! Ótima reflexão do Irmão X. Obrigado pela companhia!

Pelo Espírito Irmão X, do livro: Luz Acima. Médium: Francisco Cândido Xavier.

ATOR PORTUGUÊS É ASSASSINADO POR HOMEM DE 80 ANOS...


FONTE: Leiaja.com, site parceiro do Leiamaisba,

Bruno Candé foi atingido por quatro tiros durante um passeio em Loures, Portugal, no último dia 25.

O ator Bruno Candé, estrela de novelas portuguesas, foi assassinado no último dia 25 em Loures, Portugal. Ele estava passeando com o seu cachorro quando um homem de 80 anos disparou quatro tiros em sua direção.

Segundo informações de jornais locais, Bruno já havia sido ameaçado com insultos racistas pelo idoso três dias antes do crime.

De acordo com o Jornal de Notícias, as pessoas que estavam por perto impediram que o homem deixasse o local, fazendo com que ele aguardasse a chegada da polícia.

Na TV, Candé participou das tramas Única Mulher e Rifar o Coração. Os familiares do ator se manifestaram sobre o caso, pedindo justiça.

"Fica evidente o caráter premeditado e racista deste crime hediondo. Os filhos, a família e amigos do Bruno Candé Marques perderam um pai, um filho, um irmão e um amigo cuja vida foi ceifada pelo ódio, uma perda irreparável. Prestamos homenagem ao Bruno e exigimos que a justiça seja feita de forma célere e rigorosa", diz um trecho da nota.

COMER FORA EM EXCESSO AUMENTA O RISCO DE HIPERTENSÃO...


FONTE: MARCIO ATALLA, https://marcioatalla.com.br/

Um estudo da Universidade de São Paulo constatou que as pessoas que comem fora de casa correm mais risco de sofrer hipertensão. Segundo a pesquisa, há uma oferta maior de comidas gordurosas nos restaurantes.

Ao comer na rua, o consumidor aproveita para consumir o que normalmente não faz em casa. Nos restaurantes há uma oferta maior de carnes e frituras, o que colabora para aumentar o colesterol e, com isso, causar hipertensão.

No entanto, é possível comer bem na rua. Basta saber escolher com cuidado o alimento a ser consumido. Uma das sugestões dos nutricionistas é optar em montar uma salada colorida, com uma grande variedade de nutrientes acompanhada de uma carne magra, peixe ou frango, na chapa.

CONHEÇA A 'SÍNDROME DO PALHAÇO', DESENVOLVIDA NA PANDEMIA...


FONTE: Leia Já, parceiro do Leia Mais,https://leiamais.ba/

Termo resume a sensação de ser o único a respeitar as regras da quarentena, enquanto outros vivem suas vidas normalmente.
              

A pandemia do novo coronavírus acarretou crises que não são apenas políticas ou econômicas. Entre as questões que surgem com a necessidade de isolamento social e normas coletivas de higiene, existe uma sensação de inadequação que está ficando conhecida como a "síndrome do palhaço". 

"O termo vem sendo utilizado por muitas pessoas que compartilham do sentimento de serem os únicos a estarem respeitando as condições necessárias, mesmo que os impactos e consequências daqueles que não respeitam ainda estejam em análise’’, explica a psicóloga Maitê Hammoud.

Ela afirma que neste momento é comum desenvolver uma sensação de inadequação, enquanto as pessoas assistem aos amigos, familiares e pessoas públicas transitando normalmente.

É o caso da universitária Aline Santos, de 24 anos. Ela diz que observar as pessoas ao seu redor levando a vida da mesma forma, enquanto ela segue todas as recomendações e se protege do vírus, a faz refletir sobre continuar.

"Me sinto impotente e desesperada. Obviamente o vírus está circulando e preciso proteger a mim e a meu filho, porém ver todos que convivo não levando a situação a sério me faz refletir sobre o futuro dessa pandemia. É desesperador’’, desabafou a estudante, que tem um filho de um ano e meio.

A psicóloga afirma que esse sentimento tem grande chance de ser algo passageiro mas, para a manutenção da saúde mental, essas pessoas podem procurar a psicoterapia, que vai permitir o fortalecimento emocional necessário para que se mantenha o isolamento social - mesmo quando as pessoas ao redor parecem não se importar. 

"Mesmo que existam conflitos, não há nada mais precioso do que nossas vidas, e devemos manter nossa consciência tranquila, sabendo que estamos fazendo cada um sua parte", ensina a psicóloga.  

ESTOU TOMANDO SUPLEMENTO DE VITAMINA B12, É NORMAL APARECER MAIS ESPINHAS?...


FONTE: *** Priscila Carvalho,, em São Paulo, https://www.uol.com.br/


                


O surgimento de acne pode acontecer sim para quem suplementa vitamina B12, principalmente se pessoa tem tendência em ter mais glândulas sebáceas ou está ingerindo uma quantidade excessiva da vitamina. Esse nutriente é uma vitamina do complexo B e é adequada para o bom funcionamento das atividades biológicas e encontrada em alimentos de origem animal. Quando está em um nível baixo no organismo, é indicado a suplementação por via oral ou injetável.

Quando há um consumo excessivo ou até mesmo sem recomendação médica para cada paciente, há um aumento da substância no organismo e as bactérias da microbiota da pele sofrem alteração, justamente por reconhecem grandes quantidades de glândula sebácea no nosso corpo.

Por causa dessa alteração, a vitamina B12 começa a não ser sintetizada no organismo e produz uma substância chamada porfirina, que é responsável pela produção de espinhas e processo inflamatório na pele. Geralmente os métodos injetáveis provocam mais o problema e as espinhas podem aparecer principalmente na região do tronco. Em alguns casos, também podem surgir na testa e ao redor do rosto.

Vale lembrar que pessoas que possuem a pele mais oleosa tendem a sofrer mais com espinhas, mas é muito importante receber a orientação médica, já que como todo remédio, os suplementos também têm efeitos colaterais e podem agir de uma outra forma. De qualquer modo, caso você sinta esse sintoma, é importante conversar com o profissional de saúde que lhe receitou o suplemento, ele pode fazer um ajuste na dose ou investigar se não há nenhum outro problema.

*** Fontes: Marcella Garcez Duarte, nutróloga, professora e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Leonardo Abrucio, dermatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

                

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

'ALÍVIO PARA COLUNA': CONHEÇA TRÊS BENEFÍCIOS DO PILATES...


FONTE: 

Prática é essencial para correção da postura.

               

A dor nas costas é uma queixa clássica para os profissionais de saúde. No entanto, você sabia que o pilates pode ajudar a reverter este quadro? A técnica, que reúne exercícios focados nos músculos posturais, traz inúmeros benefícios para o corpo.

Com base em uma matéria publicada pelo site 'Minha Vida' listamos para você algumas das razões pelas quais você deve dar uma chance para a prática. Confira!

1- Dê adeus à má postura.
Acredite se quiser: você pode até "crescer" ao praticar pilates. Isso porque, ao corrigir a postura e desvios na coluna, você pode aumentar alguns centímetros.

2-Melhora flexibilidade e equilíbrio.
De acordo com o 'Minha Vida', a prática é indicada para pessoas que sofrem de hérnia de disco, escoliose e osteoartrite, porque ajuda a resolver o desequilíbrio muscular e melhora a flexibilidade.

3- Prevenção das dores.
O pilares oferece uma melhor estabilização da coluna, o que consequentemente auxilia na prevenção e redução de dores.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE IOGURTE E QUAL É O MAIS SAUDÁVEL?...


FONTE: Redação, https://www.msn.com/

               

No café da manhã ou em um lanche da tarde, o iogurte é uma boa opção para manter uma dieta equilibrada. No entanto, vemos por aí diversos tipos de iogurte e podem surgir dúvidas das diferenças entre eles e qual o melhor para cada organismo. A principal diferença entre os tipos de iogurte é o processamento realizado na indústria alimentícia.

Entenda como são feitos os tipos de iogurte:
Tipos de iogurte

Iogurte natural ou integral.
O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem nenhuma mudança em sua composição.

Iogurte desnatado.
No desnatado há uma redução de gorduras, assim como no leite desnatado, favorecendo seu consumo para quem deseja emagrecer ou para aqueles que tenham colesterol alto.

Iogurte light.
O iogurte lighttem redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original.

Iogurte grego.
Esse tipo de iogurte traz uma textura mais cremosa que o iogurte comum, um sabor mais leve e menos ácido, já que no seu processamento, o soro do leite é removido. Em algumas versões são acrescentadas caldas de frutas, chocolate e açúcar, tornando-o mais calórico.

Segundo a nutricionista Ellen Silva, consultora da loja Açaí 61, o iogurte grego pode ser consumido a qualquer hora do dia com diferentes acompanhamentos. “Normalmente, os cremes de frutas são preparados com creme de leite, leite condensado e iogurte, o que aumenta o valor calórico. O creme de frutas, quando preparado com o iogurte grego tradicional ou o caseiro, valoriza todos os benefícios dele e se torna uma opção mais saudável”, explica.

Tipos de iogurte: Benefícios.
Ellen destaca que o iogurte é fonte de probióticos, bactérias benéficas que auxiliam na saúde intestinal, fortalecendo o sistema imunológico no combate às bactérias ruins. São uma excelente fonte de cálcio, o que ajuda na prevenção de osteoporose em adultos. Rico  em proteínas, são fundamentais na formação e reestruturação dos músculos, órgãos e tecidos. E ainda auxilia no processo de emagrecimento, já que aumenta a saciedade e diminui a vontade de comer.

CEGUEIRA IRREVERSÍVEL POR GLAUCOMA É AINDA UM FATOR DESCONHECIDO DA POPULAÇÃO...


FONTE: Flavio Gomes,, Salvador, https://www.trbn.com.br/

Grande parte da sociedade brasileira não está ciente sobre a importância da frequência às consultas ao oftalmologista, sabe pouco sobre o glaucoma e desconhece seu risco de cegueira.

                

Grande parte da sociedade brasileira não está ciente sobre a importância da frequência às consultas ao oftalmologista, sabe pouco sobre o glaucoma e desconhece seu risco de cegueira. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, aplicada pelo IBOPE Inteligência a 2,7 mil internautas brasileiros, a partir dos 18 anos de idade, em diferentes regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Pernambuco.

O levantamento faz parte de uma ampla investigação sobre o cenário do glaucoma no Brasil e a necessidade de uma nova visão sobre a doença. A iniciativa contempla também o lançamento da campanha de conscientização “Não perca seu mundo de vista, tenha um novo olhar para o glaucoma”, conduzida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e pela Upjohn, divisão da Pfizer focada em doenças crônicas não transmissíveis.

“Confirmar o quanto existe de desinformação sobre o glaucoma é muito preocupante. Mais da metade dos entrevistados não sabe que é a maior causa de cegueira irreversível e 41% não conhece a doença que atinge diversos grupos da população. Além disso, segundo dados do IBGE, a deficiência visual mostrou-se a mais frequente no Brasil, atingindo aproximadamente 7,2 milhões de pessoas1”, afirma Luiz Fernando Vieira, gerente médico da Upjohn.

A desinformação sobre a relevância do cuidado com a visão é, de fato, muito evidente na pesquisa. Quando perguntados sobre a frequência que vão ao especialista, 10% dos entrevistados assumiram que nunca foram e 25% disseram que raramente, apenas quando sentem algum incômodo nos olhos. Destaque para as faixas etárias mais jovens: um a cada cinco relatou nunca ter ido ao oftalmologista (21%) e 10% foram uma única vez na vida. Embora a maioria (73%) dos que têm 55 anos ou mais - público que deveria ter uma preocupação ainda maior com desenvolvimento de doenças oculares -, visite o oftalmologista uma vez ou mais por ano, a pesquisa mostra que 1 em cada 4 deles não possui uma rotina de visitas ao oftalmologista.

Além disso, do total da amostra, 30% acreditam que deva procurar o oftalmologista somente depois que começa a usar óculos e 23% após perceberem alguma perda de visão.

“A sociedade, principalmente os jovens adultos, desconhece a seriedade das doenças oculares e entende que deve esperar por sintomas para buscar ajuda ou até mesmo relaciona que essa procura deve ser apenas quando estiver mais velho”, explica. “Porém, a rotina na ida ao oftalmologista é essencial para o diagnóstico precoce de patologias e para prevenção da cegueira”, conclui o diretor.

PRECISO ME CASAR PARA SER FELIZ? VEJA O QUE DIZ UMA PESQUISA...


FONTE: *** Jairo Bouer, https://doutorjairo.uol.com.br/

              

Será que todo mundo precisa se casar para ser feliz? E quem nunca teve um grande amor, está fadado à tristeza? Pesquisadores da Universidade do Estado do Michigan, nos EUA, analisaram a história de 7.532 pessoas para descobrir a resposta para essa pergunta.

Os resultados, publicados no Journal of Positive Psychology, revelam que “ter alguém para chamar de seu” está longe de ser garantia de bem-estar. Para chegar a essa conclusão, eles mergulharam nas informações do participantes de um grande estudo anterior, que tinham sido acompanhados dos 18 anos de idade até por volta dos 60. Eles foram divididos em três grupos, de acordo com cada trajetória.

O primeiro grupo, com 79% do total, era formado por pessoas que passaram muitos anos em um único casamento. O segundo, com 13%, tinha indivíduos que se casaram e se divorciaram, ou ficaram viúvos, uma ou mais vezes. O terceiro, com 8%, era dos que passaram a maior parte da vida solteiros.
Quando os participantes envelheceram, foram convidados a responder o quanto se sentiam felizes. As respostas mostraram que o nível de satisfação dos solteirões e daqueles que tiveram vários relacionamentos estáveis não variou muito. Para os autores do estudo, isso desmente o famoso ditado popular segundo o qual “é melhor amar e perder do que nunca ter amado”.

Os indivíduos que passaram a maior parte da vida num único casamento apresentaram apenas uma pequena vantagem em relação aos dos outros dois grupos. Numa escala de 1 a 5, eles ficaram com média 4. Já os solteiros tiveram média 3,8 e as pessoas com status variados, 3,7.

Os autores acreditam que cada tipo de trajetória pode ter seus altos e baixos. Relacionamentos ruins podem causar muita insatisfação, e os solteirões podem extrair prazer de outras áreas da vida, como trabalho, amigos ou hobbies. Depois de analisar os resultados, eles consideram uma bobagem depositar todas as esperanças de ser feliz num casamento.

    

EMPREENDEDORES CRIAM MÁSCARAS PARA BARBUDOS...


FONTE: Leia Já, parceiro do Leia Mais,https://leiamais.ba/

Máscaras longas foram pensadas para acomodar barbas compridas.

              

O surgimento da covid-19 trouxe a necessidade de usar máscaras faciais para prevenção do contágio, tarefa um pouco complicada para homens com barbas longas que ficam com os fios para fora dos equipamentos de proteção. De olho nesse público, alguns empreendedores começaram a pensar em alternativas para os homens que não gostam da barba saindo da máscara. 

A designer de moda Lara Luiza Oliveira, de 31 anos, é dona de uma marca de roupas plus size e teve seu negócio interrompido pela pandemia. Ela decidiu criar a SoulNord, marca de máscaras para barbudos, após perceber uma demanda do seu noivo Alessandro Delarissa, de 35 anos, dono de um canal no YouTube sobre temas relacionados a barbas.

Junto ao seu irmão, o designer gráfico Leandro Oliveira, de 38 anos, foi criado o primeiro protótipo e quatro tentativas depois chegaram ao produto final: uma máscara com três camadas de tecido sendo duas de viscose, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), longa o suficiente para acomodar uma barba comprida. 

Após as primeiras divulgações e percebendo a grande demanda, o trio decidiu lançar a própria marca. A SoulNord conquistou uma base de mil clientes, já emprega o serviço de cinco costureiras e nos primeiros vinte dias de julho faturou R$ 18,5 mil.

Rodrigo Normandia tem 34 anos, mora em Belo Horizonte (MG) e desde 2011 é dono da Beard, loja on-line especializada em cosméticos masculinos e outros produtos para barbas. Com a pandemia, ele pensou em criar máscaras que pudessem cobrir barbas longas quando percebeu que muitos de seus clientes, preocupados com a possibilidade de contaminação, estavam pensando em tirar a barba. 

Com ajuda de sua sogra, que é costureira, Rodrigo desenvolveu e testou os primeiros modelos junto com amigos. O produto final tem duas camadas de tecido (algodão e TNT) e pode proteger desde barbas curtas, com cerca de 4 cm, até as mais longas, com cerca de 15 cm. Hoje Rodrigo produz as máscaras em 7 estampas diferentes. 

CANDIDATA A VACINA CONTRA COVID-19 ENTRA EM FASE FINAL NOS EUA...


FONTE: Ansa Brasil,https://www.redetv.uol.com.br/

Medicamento é desenvolvido com o apoio do governo Trump.

               

A empresa norte-americana Moderna anunciou na segunda-feira (27) que deu início ao estágio final de testes da candidata a vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2. Essa é a terceira e última fase de ensaios clínicos em humanos.

O medicamento é desenvolvido com o apoio do governo de Donald Trump, por meio do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), e será aplicado em cerca de 30 mil voluntários adultos que ainda não foram infectados pela Covid-19.

Metade do número total de pessoas receberá duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias de uma para outra. Já o restante dos voluntários receberá duas injeções de uma solução de placebo.

A vacina, que ficará disponível em 89 laboratórios do país, é uma das cinco que estão na fase 3 dos testes, entre as 25 candidatas em estudo em humanos. O governo federal dos EUA apoia o projeto com quase U$1 bilhão.

Batizado de "Cove", o teste da empresa usa parte do mRNA do vírus para provocar a imunização. Segundo a Moderna, se a vacina contra a Covid-19 for eficaz e segura, ela poderá fornecer pelo menos 500 milhões de doses por ano, chegando até 1 bilhão de doses anual, a partir de 2021.

Ao todo, 23 vacinas já estão na fase clínica em todo o mundo. No entanto, apenas duas aparecem em estágio mais avançado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ambas são testadas no Brasil: a ChAdOx1 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a Astrazeneca, e a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac.

PESQUISA REVELA QUE A QUARENTENA REDUZIU O CIÚME ENTRE OS CASAIS...



Ele é saudável quando representa somente receio e preocupação.

O ciúme é um sentimento inerente ao ser humano e chega até a ser saudável, desde que em um grau considerado aceitável. A intensidade varia de pessoa para pessoa e depende da situação.

Ele é saudável quando representa somente receio e preocupação, enquanto não atrapalha, controla ou machuca. A partir daí, é preciso tomar cuidado porque existe uma linha tênue que o separa do exagero, da obsessão ou da patologia.

Segundo especialistas, o ciúme normal desaparece assim como chegou, sem deixar marcas ou grandes conflitos. Ele é o reflexo da falta de segurança e de experiências negativas vividas anteriormente, mas não irá interferir no relacionamento de forma avassaladora.

Dentro da normalidade, o parceiro se sente até valorizado e amado. Na forma exagerada, ele normalmente parte de pessoas com baixa autoestima, muito inseguras e que apresentam tendência a fantasiar e antecipar situações de perigo de perder o ser amado.

A manifestação da emoção deste tipo costuma ser moderada e quem sente tem dificuldade em se perceber como ciumento. Já o ciúme obsessivo permeia o pensamento de quem sofre com ele de forma intensa, repetitiva e absurda. A infidelidade, nestes casos, é um fato que só precisa ser comprovado.

Mesmo tendo consciência de que é uma emoção infundada, a emoção negativa prevalece e se transforma em algo controlador, possessivo, abusivo e que causa muito sofrimento para as partes envolvidas.

Nos casos mais acentuados, há o ciúme patológico, aquele que move a pessoa a alimentar suspeitas fantasiosas, a inspecionar obsessivamente as redes sociais e mensagens do parceiro trocadas com outras pessoas, a exigir atenção exclusiva e a evitar qualquer encontro social, afinal, todos representam o perigo de roubar o ser amado. A relação deixa de ser saudável e a vida a dois vira um inferno. Sem terapia e orientação psicológica, não haverá futuro para o casal.

Em recente enquete realizada com seus usuários, a plataforma MeuPatrocínio ouviu usuários de diferentes faixas de idade e condição social, constatando que a relação está, por princípio, fundamentada na transparência de objetivos e expectativas e, consequentemente, na confiança estabelecida entre as partes.

Dos 1.500 membros consultados, 85% afirmaram que confiam no parceiro e que não permitem que o ciúme, mesmo que surja em algumas ocasiões, interfira na relação. Partem da premissa que tudo está às claras, inclusive o comprometimento que se espera do outro. Para 15%, um pouco de ciúme faz parte e que sentem uma certa insegurança. Destes, 8% revelam que o sentimento se faz presente, principalmente no início, quando ainda não conhecem muito bem a pessoa e não sabem se o parceiro está se dedicando exclusivamente à relação, uma desconfiança considerada normal, como em outro tipo de relacionamento.

Caio Fernando Abreu, jornalista e dramaturgo, que morreu em 1996, expressou em uma frase o sentimento que todos nós já sentimos um dia: “Sinto ciúme quando alguém te abraça, porque por um segundo essa pessoa está segurando o meu mundo inteiro”. 

ROUBO DE DADOS BANCÁRIOS PELA INTERNET CRESCEU 43% NO PAÍS NO PRIMEIRO SEMESTRE...


FONTE:, https://extra.globo.com/           

               

O número de ataques virtuais para roubo de dados bancários cresceu 43% no Brasil, entre janeiro e julho de 2020, segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Esse tipo de crime, conhecido como phishing (pescar, em inglês), é caracterizado por fraudes para enganar os usuários a informarem dados confidenciais, como número de cartão de crédito, senha, e informações que deem acesso a suas contas bancárias.

As detecções realizadas este ano já ultrapassam os 10 milhões, enquanto que no mesmo período em 2019 foram registrados pouco mais de 7 milhões de ataques de phishing bancário no país.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, esse tipo de golpe costuma utilizar indevidamente o nome de grandes bancos para atrair a confiança das vítimas. Além disso, são normalmente disseminados por meio de links maliciosos e aplicativos falsos.

— Essas fraudes costumam utilizar como abordagem um suposto bloqueio ou liberação de senha bancária e de pagamento, para que a vítima realize um falso procedimento de recuperação de senha. Dessa forma, o criminoso induz a vítima a compartilhar dados pessoais e de cartão de crédito, com os quais costumam abrir contas, pedir empréstimos, fazer pagamentos e transferências em nome das vítimas — explica Simoni.

Ele identificou ainda no aumento da migração dos clientes bancários para os meios digitais, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, a principal causa para o crescimento acelerado dos golpes de phishing este ano no país.

— Em julho de 2019, detectamos 425 mil acessos e compartilhamentos a este tipo de golpe no Brasil, um número já bastante elevado. Com o início da pandemia, a procura por compras online e por sites e aplicativos de banco cresceu rapidamente, mas sem a devida proteção de um antivírus, muitos consumidores se tornaram um alvo fácil para cibercriminosos, então em julho de 2020, vimos o número de phishing bancário quase triplicar, chegando a 1,2 milhão de detecções.

Como se proteger de golpes para roubo de dados bancários.

1) Nunca clique em links de procedência desconhecida e evite compartilhar qualquer informação sem antes verificar as fontes. Busque veículos confiáveis, sites oficiais e jornais, para confirmar.

2) Nunca forneça dados pessoais e informações bancárias sem antes saber se a plataforma é oficial e confiável.

3) Caso você utilize seus dispositivos (pessoais ou corporativos) para realizar transações financeiras em nome de sua empresa, busque uma solução de segurança que proteja contra vazamentos de dados.

4) Utilize em seu celular um antivírus capaz de proteger contra golpes de phishing.

5) Altere suas senhas se identificar alguma movimentação suspeita em sua conta bancária ou redes sociais.

PRESO INTEGRANTE DO BARALHO DO CRIME QUE FUGIU DO PRESÍDIO VESTIDO DE MULHER...


FONTE: Da Redação, http://atarde.uol.com.br/

            

Um detento, que fugiu do presídio vestido de mulher e integrava o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), foi localizado, na segunda-feira, 27, na cidade de Anagé, distante 540 km de Salvador. A ação foi realizada pelos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Polícia do Interior (Depin).

O homem, autor de homicídios nos municípios de Iguaí e Ibicuí, estava foragido desde 2015, quando escapou do Conjunto Penal de Jequié usando roupas femininas. Investigações apontaram para um possível esconderijo, em um imóvel, na zona rural de Anagé.

O homem foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Após depoimento e exames, ele retornará ao sistema prisional.

NÃO PARECE, MAS A SOLIDÃO PESA PARA OS MAIS JOVENS...


FONTE: *** Jairo Bouer, https://www.uol.com.br/


Quando a pandemia começou, as preocupações de todo mundo se voltaram para os mais idosos, que, sem familiaridade com a tecnologia, correriam o risco de ficar ainda mais isolados que o resto da população. Crianças e adolescentes comemoraram suas "férias forçadas" e até ganharam mais liberdade dos pais para ficar na internet. Mas o que temos percebido, cada vez mais, é que os jovens têm sofrido mais do que muita gente imagina com o isolamento.

Um grande estudo britânico publicado na mais recente edição do periódico The Lancet Psychiatry confirma essa tendência. Um quarto (25%) dos 17.452 entrevistados apresentou algum tipo de abalo na saúde mental entre março e abril deste ano, sendo que antes da pandemia essa proporção era de um quinto (20%). Apesar dos maiores riscos que o novo coronavírus apresenta para os mais idosos, os índices de estresse psicológico foram mais altos para jovens de 16 a 24 anos do que para a população com 70 anos ou mais.

Em geral, as pessoas acham que crianças e adolescentes têm amigos, paqueras e distrações suficientes, por isso não têm do que reclamar. Mas a realidade não é bem assim. Outra grande pesquisa, que teve início bem antes da pandemia, revela que indivíduos de 16 a 24 anos de idade são os que mais sofrem de solidão. O sentimento é referido por 40% deles! E mais: entre crianças de 10 a 12 anos, a proporção chega a 14%. Na faixa dos 75 anos ou mais, 27% se sentem solitários. O experimento envolveu 55 mil pessoas de diferentes países, culturas e gêneros. Um dos fatores atribuídos a essa epidemia de solidão entre os mais novos é o uso excessivo da tecnologia e a substituição das interações face a face por mensagens de texto, numa fase em que o jovem ainda não tem recursos internos suficientes para enfrentar as novas responsabilidades.

Para aqueles que não se identificam como heterossexuais, a influência das mídias sociais parece ser ainda mais danosa, por causa do preconceito e do cyberbullying. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da equipe da Universidade de Washington acompanhou 214 jovens LGBTQ num acampamento de férias sem acesso a eletrônicos e verificou que os sintomas depressivos dos participantes diminuíram pela metade durante o "detox digital". Mas como se afastar das telas num momento como o atual?

Aguentar um mês de isolamento e incertezas é difícil, mas agora já são mais de quatro e ainda não é possível prever quando tudo isso vai acabar. Se no início a gente estava em alerta, pronto para se proteger ou ajudar, agora a sensação generalizada é de cansaço e falta de motivação. Mas tente não deixar de fazer um esforço para se conectar de verdade com outras pessoas, da maneira que for possível. Os encontros por videoconferência podem ter perdido o encanto inicial, mas eles ainda são necessários. Ainda mais para quem cresceu cercado de telas.

Colunista do VivaBem.




 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.