quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NHE DO HGPV PARTICIPOU DE CURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM SÃO PAULO...

FONTE: *** Hospital Geral Prado Valadares (hgpvjequie@gmail.com)

A Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral Prado Valadares Meirinha Alves participou nos dias 10 a 14 do corrente mês do X CURSO DE APERFEIÇOAMENTO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM ÂMBITO HOSPITALAR em São Paulo.
O curso foi promovido e custeado pelo Ministério da Saúde, durante o evento houve várias palestras com abordagem de diversas experiências de Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) de vários hospitais e estados da federação, a exemplo do NHE do Hospital de Clínicas-SP/FMUSP coordenado pela Drª. Denise Schult.
Além disso, a Enfermeira Meirinha Alves visitou os Núcleos de Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (200 leitos), do Hospital Pediátrico Menino Jesus (70 leitos, filantrópico), responsável pelos estudos de eventos adversos a vacina rotavírus, da Santa Casa de São Paulo, com 830 leitos, além do laboratório de pesquisa das meningites do Instituto Adolfo Lutz, para onde o Estado da Bahia tem encaminhado a maioria das cepas para análises.
“A grande maioria dos NHE que lá fizeram apresentações é coordenado por médicos; todos têm problema com o SINAN web; o HGPV está no caminho certo para sucesso do NHE; o maior problema dos NHE é a não valorização por parte das direções gerais, o que não é o caso do NHE/HGPV”, avalia a Enfª. Meirinha Alves.
De acordo com o Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos o NHE do hospital foi contemplado para a participação deste curso promovido pelo Ministério da Saúde por ser o mais novo Núcleo do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar aprovado pela CIB/BA para credenciamento pelo Ministério da Saúde e estar em pleno funcionamento.
O NHE do HGPV foi criado pela portaria HGPV 005/2009 de 09 de fevereiro de 2009 publicada no Diário Oficial do Estado nº 19.922 de 19/02/09 e a proposta de credenciamento na Rede Nacional de Hospitais de Referência em Vigilância Epidemiológica Hospitalar foi aprovada pela 173ª Reunião Ordinária da CIB-BA em 21/05/09.
*** OBS.: ESTA MATÉRIA FOI ENVIADA PELO DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, SENHOR GILMAR VASCONCELOS A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário