terça-feira, 16 de julho de 2013

CÂNCER DE PRÓSTATA É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE MASCULINA EM TODO O MUNDO...

FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.
Por ano, são diagnosticados 47 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A doença é a principal causa de óbitos relacionada ao sexo masculino no mundo. Pesquisa realizada recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com 5 mil homens de cinco capitais brasileiras, revela que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 44% nunca foram a uma consulta com um urologista.

De acordo com o médico e presidente da seccional baiana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Carlos Cezar de Castro Moraes, a identificação da doença nos estágios iniciais facilita o tratamento e o torna menos invasivo. Segundo o especialista, o exame da próstata deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos no caso do pai ter tido a doença e, a partir dos 45, para os demais casos. Ele ressalta que o médico urologista é o profissional que deve acompanhar o homem desde a infância até a maturidade. 

“Podemos tratar desde a fimose, na infância, e acompanhar o paciente em todas as etapas da vida, ajudando-o a lidar com a própria sexualidade e a contornar problemas como doenças sexualmente transmissíveis, hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata, entre outros problemas”, destacou.
Moraes considera os dados da pesquisa alarmantes, acrescentando que a desinformação e a falta de especialistas na rede pública de saúde têm aumentado o número de casos da doença no Brasil. “O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Se não for tratado na fase inicial pode levar a morte”, completou.
Mesmo sabendo do perigo da doença, por vergonha ou medo muitos homens se negam a procurar um especialista, como ocorreu com o aposentado Mauricio Santos, 65 anos, que resolveu recorrer a um médico urologista quando percebeu que já estava com dificuldade para urinar. “Por vergonha, evitei o máximo procurar um especialista. Quando percebi que não tinha mais jeito fui em busca de ajuda. Graças a Deus que a doença estava em fase inicial e acabei sendo curado”, ressaltou. 
Para evitar possível câncer no futuro, o fotógrafo Romildo de Jesus, 47 anos, resolveu fazer exames preventivos. “Fiz o exame PSA para saber se teria chance de adquirir a doença futuramente. Quanto mais cedo realizar o exame, melhor”, disse.

Fatores de risco incluem idade avançada.
O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
A maioria dos cânceres cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário