quinta-feira, 18 de julho de 2013

MÊS DA CONCEPÇÃO PODE INDICAR RISCO DE PARTO PREMATURO...

FONTE: RICARDO BONALUME NETO, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
Conceber uma criança em determinada época do ano pode aumentar o risco de bebês prematuros. Foi o que revelou uma extensa pesquisa feita nos EUA com 647.050 grupos de irmãos, em um total de 1.435.213 crianças.

O estudo feito por duas pesquisadoras da Universidade Princeton, Janet Currie e Hannes Schwandt, indicou que conceber uma criança em maio aumentou em 10% o risco de bebês prematuros.

As duas lembram, no estudo publicado na revista científica "PNAS", que vários trabalhos já demonstraram que a época do nascimento tem relação com peso corporal, saúde mental, QI, renda e expectativa de vida.

Estudos recentes, no entanto, mostraram que a flutuação das características maternas (educação, idade, status socioeconômico etc.) podem explicar muito da associação entre o mês do nascimento e o desenvolvimento dos bebês.

Para resolver a questão elas estudaram irmãos, o que reduziria o efeito das características das mãe como possível causa das diferenças sazonais na saúde do bebê no nascimento.

Elas sugerem que o maior número de prematuros entre os concebidos em maio estaria ligado ao auge da estação da gripe sazonal, em janeiro e fevereiro nos EUA.

"Muita gente pensa que a mensagem da pesquisa é que as pessoas deveriam evitar a concepção em certas épocas. No entanto, a verdadeira mensagem é que grávidas devem considerar a possibilidade de tomar vacina contra a gripe e ter uma dieta rica em frutas e vegetais", disse Currie à Folha.

Os resultados foram nítidos para os EUA, cuja temporada de gripe ocorre em meses bem marcados. Já no Brasil não há um pico tão intenso, mas os casos aumentam em julho e agosto, sugerindo que novembro seja um mês pior para a concepção.

As duas pesquisadoras especulam que a causa estaria ligada à inflamação provocada pela gripe, que induziria o trabalho de parto. Outros estudos mostraram que mães vacinadas têm menor risco de partos prematuros durante a estação da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário