quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PORTADOR DE BIPOLARIDADE PODE NEGAR O PROBLEMA MAS ESTAR PRECISANDO DE AJUDA...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

A bipolaridade é um transtorno de humor afetivo bipolar em que a pessoa passa períodos deprimido, calado, com falta de prazer, humor baixo, e, muitas vezes repentinamente, o humor está elevado, fica desinibido, fala muito. E estes comportamentos de uma pessoa bipolar na Medicina são chamados da seguinte forma: o primeiro, a fase da depressão, e o segundo, a fase da mania. O que pode levar alguns indivíduos, durante as duas fases, ao alcoolismo ou uso de drogas.

A explicação é da psiquiatra Rosa Garcia, doutora em Medicina e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Ela faz um alerta para os sintomas e para a necessidade da procura de um médico para o tratamento.

De acordo com a especialista, muitas vezes o próprio individuo não aceita que seja portador de bipolaridade, mas os familiares e amigos mais íntimos que perceberem os sintomas devem aconselhá-lo a procurar ajuda com um especialista.

“Ele sente a tristeza, mas acha que não é doença. Outra coisa importante é que a bipolaridade(problemas comportamentais e psicológicos que diferem da normalidade) caminha junto com o alcoolismo e uso de drogas. Não é geral, mas quando triste ele procura fazer uso de álcool e drogas e quando alegre também”, adverte a médica.

A psiquiatra explica detalhadamente a distinção das duas fases do indivíduo bipolar. “ Quando deprimido o humor está baixo, falta de prazer (anedonia), fica sem iniciativa. Pode perder ou ganhar peso, porque ou come muito ou não tem apetite nenhum. Ainda ocasiona baixa da libido  e humor triste, pensamentos negativos, pessimistas”.
Já na fase da mania, logo depois de passar o período da depressão, “o humor está elevado, fica desinibido, fala muito, tem um sentimento de onipotência. Geralmente gasta muito, se expõe porque, às vezes, tem uma liberdade sexual, paquera todo mundo e transa, e depois volta ao normal”, sinalizou a médica. Ela adverte: “quando a pessoa sentir que tem este problema deve procurar de imediato um médico”.
O tratamento, de acordo com a especialista, para as duas fases, é acompanhado de medicação. “Se estiver na fase da depressão deve tomar o estabilizador de humor. Dentre os estabilizadores de humor o padrão ouro é o lítio (carbonato de lítio). Serve tanto para a depressão como para a mania,. a parte com o humor elevado e desinibidora”, afirmou Garcia.

A psiquiatra acrescentou ainda que “alguns anticonvulsivantes também são utilizados como estabilizadores de humor. Quando o indivíduo está na mania além dos estabilizadores se usa também neurolépticos ( tranquilizadores)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário