quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CAI O NÚMERO DE ACIDENTES COM MOTOS...

FONTE: Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.
Na contramão  dos acidentes de trânsito no Brasil, o número de colisões, atropelos e demais incidentes envolvendo motocicletas  em Salvador apresenta uma redução significativa em relação a 2012. Mesmo faltando mais de um mês para o fim do ano é possível notar a discrepância positiva nas estatísticas. Enquanto 2012 registrou um total de 4690 acidentes, este ano o número caiu para 342.  Segundo dados da Transalvador, o número de mortos também diminuiu de 60 para 7.
Para a coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran-Ba, Ana Cristina Regueiros, esta redução está vinculada ao crescimento da divulgação dos acidentes com moto e o perigo que pilotar o veículo pode oferecer. “Isso pode ter gerado a mudança de comportamento tanto dos motociclistas quanto dos motoristas. Assistindo diariamente as consequências de direções imprudentes, as pessoas devem ter ficado mais atentas e responsáveis ao sair de casa”, opinou. 
Para ela, a falta de atenção é a principal causa dos acidentes envolvendo motociclistas e motoristas em geral, seguida da falta de habilidade. “O motociclista precisa ver e ser visto, considerar a existência do ponto cego. Geralmente os pilotos, principalmente os do sexo masculino, não ocupam o espaço de um carro ao andar pelas ruas, o que gera  mais acidentes. Não é a toa que o número de homens envolvidos em ocorrências do tipo é muito maior do que o de mulheres”, continuou. Conforme dados da Transalvador, foram 242 registros envolvendo pessoas do sexo masculino contra 66 do feminino, além de 8 vítimas  não identificadas.
Já para a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, os números refletem o resultado do conjunto de ações direcionadas a este perfil de condutor com o objetivo de cumprir a meta estipulada pela ONU para  até 2020, reduzir drasticamente  o número de vítimas de acidentes de trânsito, principalmente entre os  motociclistas. “Desde o início do ano intensificamos as ações educativas e fiscalizatórias nas ruas, participando de capacitações em parceria com concessionárias de motocicletas para orientá-los sobre a importância da direção segura”, afirmou.

Ainda segundo ela, o excesso de velocidade é a principal causa dos acidentes envolvendo motociclistas, mas a invasão de sinal e a utilização dos  equipamentos de segurança também são infrações comumente cometidas por estes condutores. Em 2013, a maior parte dos acidentes ocorreu entre pilotos de 30 a 59 anos (117) e de 18 a 29 anos (112).

Nenhum comentário:

Postar um comentário