FONTE: Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.
Na contramão dos acidentes de trânsito
no Brasil, o número de colisões, atropelos e demais incidentes envolvendo
motocicletas em Salvador apresenta uma redução significativa em relação a
2012. Mesmo faltando mais de um mês para o fim do ano é possível notar a
discrepância positiva nas estatísticas. Enquanto 2012 registrou um total de
4690 acidentes, este ano o número caiu para 342. Segundo dados da
Transalvador, o número de mortos também diminuiu de 60 para 7.
Para a coordenadora da Escola Pública de Trânsito
do Detran-Ba, Ana Cristina Regueiros, esta redução está vinculada ao
crescimento da divulgação dos acidentes com moto e o perigo que pilotar o
veículo pode oferecer. “Isso pode ter gerado a mudança de comportamento tanto
dos motociclistas quanto dos motoristas. Assistindo diariamente as
consequências de direções imprudentes, as pessoas devem ter ficado mais atentas
e responsáveis ao sair de casa”, opinou.
Para ela, a falta de atenção é a principal
causa dos acidentes envolvendo motociclistas e motoristas em geral, seguida da
falta de habilidade. “O motociclista precisa ver e ser visto, considerar a
existência do ponto cego. Geralmente os pilotos, principalmente os do sexo
masculino, não ocupam o espaço de um carro ao andar pelas ruas, o que gera
mais acidentes. Não é a toa que o número de homens envolvidos em ocorrências do
tipo é muito maior do que o de mulheres”, continuou. Conforme dados da
Transalvador, foram 242 registros envolvendo pessoas do sexo masculino contra
66 do feminino, além de 8 vítimas não identificadas.
Já para a gerente de Educação para o
Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, os números refletem o resultado do
conjunto de ações direcionadas a este perfil de condutor com o objetivo de
cumprir a meta estipulada pela ONU para até 2020, reduzir
drasticamente o número de vítimas de acidentes de trânsito,
principalmente entre os motociclistas. “Desde o início do ano
intensificamos as ações educativas e fiscalizatórias nas ruas, participando de
capacitações em parceria com concessionárias de motocicletas para orientá-los
sobre a importância da direção segura”, afirmou.
Ainda segundo ela, o excesso de velocidade é
a principal causa dos acidentes envolvendo motociclistas, mas a invasão de
sinal e a utilização dos equipamentos de segurança também são infrações
comumente cometidas por estes condutores. Em 2013, a maior parte dos acidentes
ocorreu entre pilotos de 30 a 59 anos (117) e de 18 a 29 anos (112).
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