segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CHIA: O NOVO HIT NAS DIETAS...

FONTE: itodas.uol.com.br

Enxague a gordura abdominal.

  Quando perguntadas se estão satisfeitas com o peso, a resposta dada pela maioria das mulheres é quase um unânime: não. Ter alguns quilinhos a menos na balança é a meta de muitas delas. Grande aliada da dieta para reduzir as medidas, a chia é o novo hit desta empreitada. A semente tem ação anti-inflamatória e, por isso, ajuda a enxugar a gordura abdominal. “A grande quantidade de fibras faz a chia um sucesso nas dietas para perda de peso, pois as fibras ajudam a regular o intestino, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto cada 100g de aveia possui 9,1g de fibras, na mesma quantidade de chia há 13,6g de fibras”, aponta Gabriela Pereira, nutricionista do Nandi Spa & Hair.

Um estudo publicado na Revista Oficial da Sociedade Européia de Nutrição Clinica e Metabolismo mostrou que, por ser rica em proteína, ômega 3 e principalmente fibras, ela oferece, ainda, o benefício do aumento da saciedade. “O ômega 3 de origem vegetal é um ácido graxo essencial. Trata-se de uma gordura importante para o organismo e que, apesar de necessária, não é produzida pelo corpo humano. Em geral, os ácidos graxos essenciais regulam as funções do organismo e contribuem para a absorção de vitaminas, muito importantes para o sistema cardiovascular”, explica Pereira.
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia tem a vantagem de diminuir o colesterol ruim, o LDL, e contribuir no aumento do colesterol bom, o HDL. “Essa é uma das principais vantagens do grão chileno, já que não existe atualmente uma gama de alimentos com essa função”, avalia a nutricionista.
O consumo da chia traz, ainda, outros benefícios, como: controle dos níveis de glicemia (quantidade de açúcar no sangue), melhora do perfil lipídico (gordura do corpo), a função endotelial (células que revestem os vasos sanguíneos e o coração), a coagulação e o status de ferro. “Dessa forma, ela pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade no mundo. Ela ainda evita picos de açúcar no sangue que levam a hipoglicemia ou hiperglicemia, comuns nos diabéticos. O consumo regular de chia favorece um nível de glicose mais adequado a esse tipo de paciente, além de contribuir na diminuição da resistência à insulina”, diz Pereira.
O ideal é consumir duas colheres de sopa de chia 30 minutos antes das principais refeições do dia, segundo a nutricionista. “Mas lembre-se que não é são consumir a chia para perder peso, deve-se aliar essa semente a uma dieta equilibrada e atividade física”, afirma. Passar por uma avaliação médica para saber como está sua saúde e a melhor forma de incluir a semente à sua dieta é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário