sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MALHAR MUITO EM POUCO TEMPO PODE TRAZER RISCOS AO CORAÇÃO...

FONTE: MARIANA LOPES (itodas.uol.com.br).

Exercícios de alta intensidade podem causar lesões.

             

 Fazer exercícios muito intensos em um intervalo menor é uma alternativa para quem tem pouco tempo disponível para malhar. Muito especialistas defendem que o este tipo de treinamento é tão ou mais eficaz do que passar horas dentro de uma academia, contudo, o excesso de esforço pode causar lesões e até trazer riscos ao coração.
 “Quanto maior o ritmo que empenhamos durante os exercícios, maior é o esforço ou o desgaste sofrido pelo organismo. Por isso, treinar mais pesado, ainda que por tempo reduzido, sem tomar os devidos cuidados, pode ocasionar lesões osteomusculares e até representar riscos ao coração”, diz o cardiologista do Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor),Daniel Santos.

Cuidados ao praticar exercícios físicos.
A orientação de profissionais da Educação Física também é fundamental, independente do tipo ou intensidade do treinamento, pois exercícios executados de maneira errada, ainda que sejam leves, pode provocar lesões sérias. Para quem quer emagrecer, vale a pena apostar power caminhada, que derrete calorias, mas respeita os limites do corpo.
Exercícios intensos exigem mais da musculatura, dos ossos e do coração, mesmo quando praticados em séries curtas. De acordo com o especialista, o risco de morte súbita em portadores de doenças cardíacas triplica quando estão praticando esportes de alta intensidade. “O melhor é que treinos mais pesados só sejam realizados após prévia avaliação médica que possa identificar se o indivíduo possui ou não algum tipo de cardiopatia ou problema osteomuscular capaz de impedi-lo de praticar algum tipo de atividade física”, explica o cardiologista.

Descanso e alimentação interferem nos resultados

Segundo o cardiologista, a melhor maneira de se exercitar ainda é procurar um equilíbrio entre atividades intensas e moderadas. Os exercícios intermediários garantem qualidade de vida às pessoas, principalmente, quando pertencem a faixas etárias mais elevadas. Além disso, o que você come antes e depois de malhar tem influência significativa nos resultados.
“Não existem exercícios que não possam ser feitos e sim pessoas que não podem fazer determinados exercícios. Ou seja, milagres não existem. Com boa alimentação correta orientação profissional e descanso adequado, os objetivos traçados pelo indivíduo sempre serão alcançados”, finaliza o médico.
Uma moda que invadiu as academia e derrete calorias é o wlaking dance, aula de dança na esteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário