Relação amorosa com
colega pode atrapalhar desempenho profissional da mesma forma que questões do
trabalho pode afetar rotina do namoro.
Namorar
e trabalhar são duas atividades que exigem dedicação e equilíbrio emocional.
Quando um casal trabalha na mesma empresa é necessário prestar atenção para que
nem o relacionamento nem o desempenho no trabalho sejam comprometidos. O tema
não é tratado em nenhuma legislação, mas algumas empresas, em seus regimentos
internos, proíbem que namorados ou cônjuges façam parte do mesmo time
corporativo.
“O
local de trabalho é um ambiente social que pode gerar relações amorosas,
principalmente porque ali as pessoas compartilham de gostos pessoais e
aspirações semelhantes”, explica o psicólogo e terapeuta de casais Rodrigo
Bastos.
Para
manter o relacionamento e o trabalho em harmonia, Bastos orienta que o casal
converse bastante e resolva os problemas típicos de um relacionamento amoroso
em casa, pois deixar questões em aberto acaba gerando tensões no trabalho.
“Trabalhar junto pode fazer um casal se conhecer melhor e estimular trocas
e experiências profissionais”, esclarece. Por outro lado, segue, o
casal que troca carinhos ou discute o relacionamento na empresa
pode sofrer advertências e até demissão por justa causa.
Espaço delimitado.
A
estudante Yasmin Guimarães, 20 anos, conheceu o marido na loja de roupas em que
trabalhava. O rapaz era o gerente e eles inicialmente optaram por manter a
relação em segredo para não gerar boatos de favoritismo. “Eu tratava ele de
fato como meu chefe, com linguagem formal, e ele também fazia cobranças quando
necessário. Isso ajudou a delimitar os espaços, no trabalho não tinha nem clima
para falar de relacionamento”, contou.
Segundo
Tatiana Ferraz, diretora de Núcleos Regionais da Associação Brasileira de
Recursos Humanos (ABRH), o casal precisa estar atento ao regimento interno da
empresa e deixar claro que a relação existe. “Não é a empresa que tem que
descobrir, é o casal que precisa contar. Alguns lugares não permitem ou tomam
medidas como transferência de setor”. Tatiana alerta, ainda, sobre as
fofocas que a situação pode gerar, fator que prejudica tanto o desempenho
profissional quanto a relação amorosa.
Apesar
do posicionamento de determinadas organizações, não existe nenhuma lei que proíba
namorados na mesma empresa. Em 2014, a rede de lojas Renner e o supermercado
Walmart foram condenados a pagar indenizações de R$ 30 mil por
demitir funcionários que possuíam relações amorosas.
“Se
a empresa tiver alguma política interna que impossibilite esse tipo de relação,
o trabalhador deve ser informado. No entanto, a CLT garante que o empregador
não pode interferir na vida pessoal do empregado”, diz a advogada
trabalhista Juliane Dias.
Como namorar no trabalho sem arriscar o emprego e a relação:
Regras Saiba se
as regras da empresa permitem casais assumidos no ambiente. Observe se existem
outros casos ou até tire dúvidas com o RH.
Prioridades Jamais
pare seu trabalho para resolver assuntos do relacionamento e evite falar do
emprego nos momentos íntimos do casal.
Fofocas Casais no
mesmo ambiente de trabalho geram boatos sobre favoritismo e ciúmes, o que pode
gerar complicações maiores.
Hierarquia Independente
da relação intima, as hierarquias devem ser respeitadas. Um chefe deve ser
tratado como um chefe, sem brincadeiras exageradas ou informalidade.
Parceria O casal
pode se ajudar fora da empresa com conselhos e dicas sobre como melhorar o
desempenho no trabalho ou ideias criativas.
Desempenho Caso a
relação esteja afete o desempenho de uma das partes no emprego, o casal
deve começar a cogitar a transferência de setor ou unidade.
Intimidade Jamais
realize demonstrações de carinho no ambiente de trabalho, como beijos, abraços
intensos, ou apelidos particulares.
Desgaste A vida
pessoal afeta o desempenho no trabalho. Um casal que trabalha junto pode evitar
brigas e desgastes para que ambos tenham boas performances no emprego.
Exposição Se os
colegas conhecerem o casal, evite conversar sobre assuntos pessoais, inclusive
em programas fora da empresa.
Favoritismo Privilégios
de horário, folgas ou distribuição de atividades jamais devem ser concedidos.
Todos os funcionários devem ser tratados da mesma forma.
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