terça-feira, 30 de maio de 2017

CASAL QUE TRABALHA JUNTO PRECISA DELIMITAR ESPAÇOS...

FONTE: Jordan Dafné (jordan.bezerra@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Relação amorosa com colega pode atrapalhar desempenho profissional da mesma forma que questões do trabalho pode afetar rotina do namoro.
Namorar e trabalhar são duas atividades que exigem dedicação e equilíbrio emocional. Quando um casal trabalha na mesma empresa é necessário prestar atenção para que nem o relacionamento nem o desempenho no trabalho sejam comprometidos. O tema não é tratado em nenhuma legislação, mas algumas empresas, em seus regimentos internos, proíbem que namorados ou cônjuges façam parte do mesmo time corporativo.
“O local de trabalho é um ambiente social que pode gerar relações amorosas, principalmente porque ali as pessoas compartilham de gostos pessoais e aspirações semelhantes”, explica o psicólogo e terapeuta de casais Rodrigo Bastos. 
Para manter o relacionamento e o trabalho em harmonia, Bastos orienta que o casal converse bastante e resolva os problemas típicos de um relacionamento amoroso em casa, pois deixar questões em aberto acaba gerando tensões no trabalho. “Trabalhar junto pode fazer um casal se conhecer melhor e estimular trocas  e experiências profissionais”, esclarece.  Por outro lado, segue, o casal que troca carinhos  ou  discute o relacionamento na empresa pode sofrer  advertências e até demissão por justa causa. 
Espaço delimitado.
A estudante Yasmin Guimarães, 20 anos, conheceu o marido na loja de roupas em que trabalhava. O rapaz era o gerente e eles inicialmente optaram por manter a relação em segredo para não gerar boatos de favoritismo. “Eu tratava ele de fato como meu chefe, com linguagem formal, e ele também fazia cobranças quando necessário. Isso ajudou a delimitar os espaços, no trabalho não tinha nem clima para falar de relacionamento”, contou.
Segundo Tatiana Ferraz, diretora de Núcleos Regionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o casal precisa estar atento ao regimento interno da empresa e deixar claro que a relação existe. “Não é a empresa que tem que descobrir, é o casal que precisa contar. Alguns lugares não permitem ou tomam medidas como transferência de setor”.  Tatiana alerta, ainda, sobre as fofocas que a situação pode gerar, fator que prejudica tanto o desempenho profissional quanto a relação amorosa.
Apesar do posicionamento de determinadas organizações, não existe nenhuma lei que proíba namorados na mesma empresa. Em 2014, a rede de lojas Renner e o supermercado Walmart  foram condenados a pagar indenizações de R$ 30 mil  por demitir funcionários que possuíam relações amorosas. 
“Se a empresa tiver alguma política interna que impossibilite esse tipo de relação, o trabalhador deve ser informado. No entanto, a CLT garante que o empregador não pode interferir na vida pessoal do empregado”, diz  a advogada trabalhista Juliane Dias.
Como namorar no trabalho sem arriscar o emprego e a relação: 
Regras Saiba se as regras da empresa permitem casais assumidos no ambiente. Observe se existem outros casos ou até tire dúvidas com o RH. 
Prioridades Jamais pare seu trabalho para resolver assuntos do relacionamento e evite falar do emprego nos momentos íntimos do casal. 
Fofocas Casais no mesmo ambiente de trabalho geram boatos sobre favoritismo e ciúmes, o que pode gerar complicações maiores. 
Hierarquia Independente da relação intima, as hierarquias devem ser respeitadas. Um chefe deve ser tratado como um chefe, sem brincadeiras exageradas ou informalidade.
Parceria O casal pode se ajudar fora da empresa com conselhos e dicas sobre como melhorar o desempenho no trabalho ou ideias criativas.
Desempenho Caso a relação esteja afete  o desempenho de uma das partes no emprego, o casal deve começar a cogitar a transferência de setor ou unidade. 
Intimidade Jamais realize demonstrações de carinho no ambiente de trabalho, como beijos, abraços intensos, ou apelidos particulares.
Desgaste A vida pessoal afeta o desempenho no trabalho. Um casal que trabalha junto pode evitar brigas e desgastes para que ambos tenham boas performances no emprego. 
Exposição Se os colegas conhecerem o casal, evite conversar sobre assuntos pessoais, inclusive em programas fora da empresa. 

Favoritismo  Privilégios de horário, folgas ou distribuição de atividades jamais devem ser concedidos. Todos os funcionários devem ser tratados da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário