quarta-feira, 31 de maio de 2017

MAIS DE 50% DOS BAIANOS ESTÃO ACIMA DO PESO...

FONTE: Gabriele Galvão, TRIBUNA DA BAHIA.

O sobrepeso é um problema que atinge mais da metade da população baiana.


O sobrepeso é um problema que atinge mais da metade da população baiana. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) indicam que cerca de 50% da população da região Nordeste está acima do peso e a Bahia segue a média regional apresentando índices 52%. 

Para falar sobre o assunto, o Núcleo de Obesidade Mórbida do Hospital da Bahia promove amanhã (1º), às 19h, a palestra “Momento Atual da Cirurgia Bariátrica no Brasil e no Mundo: o desafio da obesidade”, ministrada pelo professor Luís Vicente Berti, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no auditório do Hotel Mercure, na Av. Professor Magalhães Neto.

O superintendente executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger observou que, dessa estatística, mais de 20% são pessoas com obesidade mórbida compatível com procedimentos cirúrgicos.  
“A cirurgia bariátrica deve ser o último recurso do paciente. Antes do procedimento é recomendado adotar um comportamento de vida mais saudável, com reeducação alimentar e a prática de atividades físicas regulares, pois trata-se de uma cirurgia de alta complexidade”, esclareceu. Segundo ele, é preciso estar ciente de que se trata de um procedimento cirúrgico de grande porte, que apresenta riscos e modificações em seu aparelho digestivo.

Segundo o especialista, a obesidade reflete de sobremaneira na saúde física e mental do indivíduo. “A prevalência se acentua com a idade, principalmente na faixa etária entre 45 e 54 anos. Diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares são algumas das comorbidades que afetam a pessoa obesa, que geralmente, são excluídas socialmente e do mercado de trabalho. Todos esses fatores interferem no procedimento cirúrgico, por isso para realizá-lo o paciente precisa estar bem preparado psicologicamente e fisicamente”, explicou. 

A Organização Mundial de Saúde aponta que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.  A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. Marcelo Zollinger observou que a alimentação saudável, associada à prática de exercícios, é fundamental para diminuir o sobrepeso ou acabar com a obesidade. 

Ele ressalta que o evento, onde vai reunir médicos, estudantes e pesquisadores para debater o assunto, objetiva chamar a atenção da sociedade para os riscos do sobrepeso e da obesidade, lembrando que é uma doença que pode ser prevenida. 

“Será um momento de discussão de imenso apelo social, médico e científico, pois visa abordar o tema da obesidade, todas as políticas públicas que massificam a sua prevenção e o grande desafio da sociedade no combate a esta questão tão importante”, declarou.

O superintendente executivo do Hospital da Bahia ressaltou que o palestrante Luiz Vicente Berti possui mais de 20 anos de experiência em cirurgia da obesidade e é um dos mais respeitados cirurgiões da especialidade. 
“Ele já realizou mais de 3.500 operações e é um dos precursores deste procedimento no país e um dos pioneiros desta cirurgia por vídeo-laparoscopia, com certeza terá muitas informações importantes para  explanar durante o evento”, revelou, enfatizando que, a prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerada um importante problema de saúde pública.
Certificação.
A palestra comemora a dupla certificação internacional do Hospital da Bahia como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e do cirurgião com excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o médico Marcelo Zollinger, ambas conferidas pela Surgical Review Corporation. 

“Trata-se de um reconhecimento especial, por conta do nível rigoroso de avaliação. Estamos muito felizes por esse conceito, que só nos impulsiona a melhora cada vez mais nosso atendimento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário