quarta-feira, 31 de maio de 2017

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO TENHO QUE LAVAR O CABELO? MÉDICOS RESPONDEM...

FONTE: Thiago Varella, Colaboração para o UOL (http://noticias.uol.com.br).


Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Não é bem assim, em alguns casos é até recomendado.

Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.

"A lavagem depende muito do tipo de cabelo e da região onde a pessoa mora. Em lugares mais úmidos, as pessoas podem lavar o cabelo todo dia. Quem tem cabelo oleoso e fino também deve lavar diariamente", afirma Bruna Duque Estrada, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas não existe o risco de apodrecer a raiz do cabelo? Ficar com o cabelo molhado por algum tempo não traz esse risco e nem cria fungos. Mas uma má higiene, associada a fatores como estresse e sudorese, pode levar à criação de fungos não só para quem tem cabelo comprido.

E quanto tempo posso ficar sem lavar o cabelo?

"As pacientes mais idosas, ou aquelas com cabelo mais seco, podem lavar menos vezes e enxaguar menos, porque essas pessoas não têm uma produção de sebo tão exuberante", completou.

Tem pessoas que conseguem ficar uma semana inteira sem lavar o cabelo e não ter problemas com isso. No entato, segundo as dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo.

Deixar de lavar o cabelo pode fazer mal. Isso porque, o couro cabeludo produz sebo continuamente. A falta do enxague gera excesso de oleosidade e acúmulo de sebo que pode virar uma dermatite seborreica.

"Em casos mais dramáticos, fungos podem causar placas de seborreia e até doenças", explicou a médica Betina Stefanello, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Nada de água muito quente.

Segundo a médica Betina Stefanello, deve-se lavar o couro cabeludo para retirar, principalmente, o resíduo gorduroso. Ela frisa que a água deve estar na temperatura mais baixa possível. Isso porque a água muito quente resseca o couro cabeludo.

Depois, aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos e, com o couro cabeludo já úmido, espalhe, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Em seguida, enxague bem, sem deixar resíduos. Se desejar, aplique o condicionador.


"O xampu desengordura o couro cabeludo e limpa os fios, preparando-os para receber o tratamento. E o condicionador sela as cutículas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário