quarta-feira, 31 de maio de 2017

MARCA NA ORELHA PODE INDICAR RISCO DE AVC, ALERTAM PESQUISADORES...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Pesquisadores israelenses examinaram um grupo de 241 homens que tinham sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) e tomou conhecimento de um detalhe comum curioso: 88% dos analisados tinham uma marca semelhante a uma ruga no lóbulo da orelha.
De acordo com a pesquisa, publicada recentemente no Jornal de Medicina Americano, a marca surge quando existe um entupimento das artérias, diminuindo o fornecimento de sangue aos lóbulos da orelha. Cientistas acreditam que exista uma ligação entre o pobre fornecimento de sangue nos lóbulos a também baixa irrigação dos vasos que levam sangue ao cérebro e que causam o AVC.
Também conhecida como "Sinal de Frank", o vinco recebeu o nome em homenagem ao médico americano Sanders T Frank que percebeu, em 1973, que muitos pacientes jovens com doenças cardíacas apresentavam a marca.


"O sinal de Frank tem sido reconhecido como uma possível associação com a idade avançada, mas alguns estudos têm mostrando sua relação com fatores de risco cardiovasculares, como diabetes, hipertensão, doença arterial coronariana (isquemia cardíaca) e doença arterial periférica", afirmou Dr Yaqoob Bhat, diretor do setor do Conselho de Saúde da Universidade de Aneurin Bevan no país de Gales, ao "Daily Mail", completando: "Esse novo estudo sugere uma associação entre um crescente risco de AVC, mas são necessários outros para avaliar sua importância".

Nenhum comentário:

Postar um comentário