quarta-feira, 31 de maio de 2017

CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO CONTAM COM QR CODE PARA EVITAR FRAUDE...

FONTE: Da Redação, TRIBUNA DA BAHIA.


A tecnologia pode ainda auxiliar o comércio, bancos e departamentos pessoais que precisem atestar a veracidade dos dados recebidos.


Para evitar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que dura, no mínimo, dois meses entre etapas administrativas e educativas, algumas pessoas acabam falsificando a carteira de motorista.
Por esta razão, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promove, constantemente, mudanças que dificultam as fraudes nas CNH´s. A última delas entrou em vigor no dia 2 de maio. O dispositivo de segurança QR Code, um código de barras tridimensional, armazena todos os dados do condutor, incluindo a foto.
“Através de um aplicativo chamado Lince, que você encontra nas duas plataformas, iOS ou Android, e que qualquer pessoa pode baixar, qualquer a gente de trânsito pode verificar se a carteira é ou não uma carteira emitida por um Detran”, explica o diretor de Habilitação do Detran da Bahia, Mário Galrão. 

Apesar de não ter essa finalidade, o serviço pode ainda auxiliar o comércio, bancos e departamentos pessoais que precisem atestar a veracidade dos dados recebidos.
“Podem até falsificar a carteira, mas o QR Code não dá para falsificar”, afirma Galrão. Quem deu entrada na CNH antes do dia 02 de maio, ainda receberá o documento no modelo antigo, mas não é necessário fazer nenhuma troca. As carteiras antigas permanecem válidas até sua data de expiração.
O empresário Lucas Pinheiro, retirou sua CNH do SAC do Shopping Paralela e já recebeu o modelo novo. Ele ficou sabendo do recurso de segurança quando deu entrada no documento.
“Achei interessante a nova tecnologia. Dessa forma tanto a pessoa como o Detran pode orientar sobre qualquer dúvida. Com esse procedimento acho que fica mais rápido, fica melhor”, aprovou o empresário.

Entre as etapas para obtenção da CNH, estão as aulas práticas e teóricas. “Primeiro são feitos os exames médicos e psicológicos. Após a aprovação, vêm as aulas teóricas de 45 horas de duração, depois a prova teórica, o simulador teórico e por fim a gente vai ter a aula prática, cinco horas em simulador e vinte horas de aula em rua”, explica o diretor de Educação e Segurança para o Trânsito do Departamento Estadual do Trânsito da Bahia (Detran), Carlos Moura, que conta que a partir desta etapa, o aluno vai estar apto para fazer o exame de rua.


Depois de aprovado, o condutor passará pelo tempo de habilitação provisória. “São 365 dias que ele não pode ter nenhuma penalidade gravíssima para poder, em definitivo, ter sua habilitação”, conclui.

Todo o processo de formação do condutor dura, no mínimo, dois meses. O auxiliar de pedreiro José Carlos de Jesus, é aluno da Escola Pública de Trânsito do Detran e já chegou na etapa das aulas práticas de rua. “Estou gostando. O que é melhor pra gente a gente tem que gostar”, diz José Carlos, que já se preocupa com a educação no trânsito, com a direção defensiva e com as regras para se tornar um bom condutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário