quarta-feira, 19 de julho de 2017

COLCHÃO: DEIXAR SOB SOL PARA SE LIVRAR DE ÁCAROS PODE SER BEM PIOR DO QUE VOCÊ PENSAVA...

FONTE: Redação Viva! Mais , (http://vivamais.uol.com.br).


Médicos indicam a limpeza trimestral, saiba como fazer isso e aumentar a vida útil do seu colchão.

Chegou o inverno, época em que as alergias atacam com tudo. Bora deixar o colchão ao sol para evitar a proliferação de ácaros, certo? Errado. Uma das formas mais conhecidas para se higienizar colchões, travesseiros e estofados pode não ser benéfica para a saúde humana. A alta temperatura, inclusive, pode contribuir no sentido oposto, facilitando a proliferação de bactérias.

Por isso, na época mais fria do ano, a higienização de colchões é indicada, sem restrições, por profissionais da área. Isso porque o ar está mais seco, o que baixa a imunidade do corpo, causando crises alérgicas.

Como o colchão é um item usado frequentemente e, na maioria das vezes, ele permanece em ambientes fechados durante todo o dia, garantir que ele esteja livre de ácaros e substâncias que provocam alergia é uma das maneiras de contribuir com a saúde de toda a família. O mesmo vale para colchões utilizados por bebês e crianças, que são ainda mais suscetíveis à alergias.

De acordo com Paula Roberta da Silva, gerente da marca Dona Resolve, o ideal é que a higienização do colchão seja feita a cada seis meses para evitar acúmulo de ácaros. “Os médicos indicam a limpeza trimestral, porém, caso seja possível, ela deve ser feita mensalmente para aumentar a vida útil do colchão”, afirma.

Confira mais algumas dicas que ajudam a aumentar a vida útil do colchão:

- Evite deixá-lo sob o sol. A ideia de que o calor contribui para matar os ácaros é errada. A temperatura alta dentro do colchão ajuda a proliferar as bactérias.

- Vire o colchão a cada 15 dias, se possível. Veja se o fabricante disponibiliza alças para que ele possa ser virado também em 360º.

- Use capa impermeável para proteger o colchão de suor e outras substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário