FONTE: Da Redação TRIBUNA DA
BAHIA.
A iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida
da população e é voltada à sustentabilidade socioambiental.
Os
estudantes Valdir Moraes Junior e Débora Souza Oliveira, do curso técnico em
Edificações, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia
da Informação Régis Pacheco (Ceep), localizado em Jequié (centro sul),
desenvolveram um projeto de ponto de ônibus sustentável, climatizado e
iluminado por meio de energia solar.
A iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida da população
e é voltada à sustentabilidade socioambiental.
Para a instalação do ponto, o projeto propõe uma estrutura de aço galvanizado, policarbonato no teto, para reduzir a exposição a raios U.V e U.V.A, kit de placas solar com inversor de energia, controlador de carga, bateria estacionária, vidros temperados para proteger as pessoas das condições climáticas e umidificador para climatizar o ambiente.
Os
assentos dos pontos são puffs de pneus e o piso feito com pneus reciclados. Já
a iluminação, à noite, tem como base lâmpadas de LED. A estrutura também possui
acessibilidade para cadeirantes com rampas e lugar reservado, além de pisos
táteis de alerta para deficientes visuais.
Para
Valdir Morais Junior, 28, o projeto é muito importante para a população e para
o meio ambiente.
“O pneu que poderia poluir terá novas utilidades e a
energia solar constitui-se como uma fonte de energia renovável e não poluente.
Outra questão é que as pessoas poderão ter mais conforto e segurança ao
utilizarem os pontos de ônibus”.
Débora Souza Oliveira, 20, diz que este foi o seu primeiro projeto de iniciação científica, com o qual aprendeu muito durante o processo de elaboração.
Débora Souza Oliveira, 20, diz que este foi o seu primeiro projeto de iniciação científica, com o qual aprendeu muito durante o processo de elaboração.
“Gostei muito de participar do projeto e espero que,
futuramente, ele seja colocado em prática, pois vai trazer vários benefícios
para as pessoas. Para apresentar o projeto, fizemos uma maquete que mostra a
estrutura”.
Segundo a professora Luciana Silva de Deus, que orientou o projeto juntamente com o professor Justino Sá Barreto Neto, a iniciativa apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar.
Segundo a professora Luciana Silva de Deus, que orientou o projeto juntamente com o professor Justino Sá Barreto Neto, a iniciativa apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar.
“Este trabalho estabelece um diálogo entre as disciplinas
de base comum e as específicas do curso, no qual eles realizaram pesquisas
bibliográficas, levantamento de dados e materiais, trabalhos práticos e pesquisas
de campo”.
A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes, que realizaram pesquisas nas ruas da cidade para saber a opinião das pessoas sobre as estruturas dos pontos de ônibus, na qual destacaram questões como permanência, acessibilidade e segurança.
A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes, que realizaram pesquisas nas ruas da cidade para saber a opinião das pessoas sobre as estruturas dos pontos de ônibus, na qual destacaram questões como permanência, acessibilidade e segurança.
O
projeto foi baseado em outros pontos de ônibus, a exemplo dos de Dubai, com
estrutura de metal, climatizados e fechados por vidro, além de pontos
existentes no Brasil, na cidade de Florianópolis, que possuem energia solar e
teto verde.
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