sábado, 30 de setembro de 2017

9 COMPORTAMENTOS DESNECESSÁRIOS EM RELACIONAMENTOS MADUROS...

FONTE: *** Carolina Prado e Gabriela Guimarães, Colaboração para o UOL, (http://estilo.uol.com.br).


Nem sempre a gente se dá conta de que está sendo meio criança no namoro ou no casamento. Mas, ao agir de maneira diferente, a relação fica mais leve e gostosa. Para te ajudar nessa transformação, listamos alguns comportamentos que não combinam com relacionamentos evoluídos:

1. Brigar por mensagem de texto.

Chamar o parceiro pelo WhatsApp e dizer que precisam conversar mais tarde é uma coisa. Mas discutir por mensagem é cilada, porque, geralmente, causa mal-entendidos. Sem saber a entonação de voz e a expressão facial da outra pessoa, a interpretação do que está sendo falado fica comprometida. Ainda é melhor uma conversa cara a cara e em um momento em que ambos estejam de cabeça fria.

2. Achar que vocês devem fazer tudo junto.

Casal que se ama não precisa viver grudado. Manter a individualidade é um dos segredos para um relacionamento a dois perdurar. E não tem a ver com egoísmo, que é não considerar os interesses da outra pessoa, mas com sentir-se bem sozinha. Compartilhar a sua vida com o par não é o mesmo que depender dele.

3. Evitar certos assuntos.

Talvez vocês considerem respeitoso não falar sobre temas polêmicos, como dinheiro ou sexo. Mas em relacionamentos maduros não devem existir tabus. É importante que o casal abra espaço para todo tipo de conversa, inclusive, sobre o saldo em conta corrente, religião e fantasias sexuais.

4. Invadir a privacidade do outro.

Exigir a senha do e-mail do par, checar o celular dele enquanto está no banho e vasculhar o Facebook só porque ele esqueceu o perfil aberto no computador tem mais a ver com um relacionamento adolescente. Em caso de desconfiança, o diálogo é sempre mais produtivo e respeitoso do que bancar a detetive.

5. Fazer muitas promessas.

Prometer demais é sinal de insegurança, o que é comum em início de relacionamento, quando está sendo iniciada uma jornada de descobertas. Mas, com o tempo, essa vulnerabilidade deve diminuir. E em vez de prometer, vocês passam a naturalmente agir demonstrando amor e consideração um pelo outro.

6. Expor as brigas nas mídias sociais.

Porque mostra desrespeito de um com o outro e pode enfraquecer o vínculo entre o casal. Fora que, jogar no Face -- ainda que em forma de indiretas -- a discussão que tiveram em casa abre espaço para julgamentos e pitacos dos outros, o que só complica o desentendimento.

7. Idealizar demais a pessoa.

É imaturo, porque a gente sabe que ninguém é perfeito. Não adianta esperar que ela corresponda a todas as nossas expectativas, porque vamos nos frustrar. Também é bom ter cuidado ao tentar se moldar para entrar na expectativa do outro, na ilusão de que, assim, você terá um amor incondicional.

8. Reclamar muito do par.

Quem só reclama pode dar a impressão de que o erro está sempre no outro e que a mudança deve vir dele. Mas pessoas maduras saem da posição de vítima e encararam o problema alheio como sendo do casal. É muito adulto reconhecer a nossa parte e parcelas, positivas ou não, nas relações.

9. Sentir ciúme dos amigos do par.

Você pode ser mais feliz e leve se não tentar cumprir todas as funções na vida do par. Ter ciúme dos amigos ou comparar-se a eles pode passar a ideia de que você não confia no seu amor. Nem em você mesma.


*** FONTES: Ariane Miessi, psicóloga clínica. Barbara Simoni Pongeluppe, psicóloga clínica. Rafaella Maria Pereira, psicóloga e psicopedagoga. Silmara Batista Brizoti, psicoterapeuta.Thiago Ribeiro, psicólogo clínico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário