segunda-feira, 25 de setembro de 2017

TESTE EM HUMANOS DA VACINA BRASILEIRA CONTRA ZIKA É ADIADO PARA O FIM DE 2018...

FONTE: *** Jovem Pan (http://jovempan.uol.com.br).


O início dos testes em humanos da vacina contra zika será adiado em quase um ano. A previsão era de que a fase 1 dos ensaios clínicos começasse em janeiro de 2018, mas dificuldades financeiras podem atrapalhar a iniciativa brasileira, que corre contra o tempo na disputa científica entre outras 40 linhas de pesquisa que buscam a vacina no mundo.
Até agora, a versão nacional, desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, em parceria com a Universidade do Texas, é uma das mais promissoras.
Uma única dose foi capaz de proteger fêmeas e filhotes de ratos e macacos da microcefalia e de outras alterações neurológicas causadas pelo vírus.
Mas, para manter o ritmo, os pesquisadores dependem da fatia mais generosa dos R$ 100 milhões prometidos pelo Ministério da Saúde para a produção das doses que serão testadas em humanos.
No entanto, a fábrica de Biomanguinhos, da Fiocruz, precisará passar antes por mudanças estruturais, explicou o diretor do Evandro Chagas, Dr. Pedro Vasconcelos: “eles dizem que no momento é preciso readequar instalações, preparar células de acordo com exigências internacionais, que não dispõem disso e, por isso, vai haver certo atraso”.
Ainda assim, uma manobra deve manter o calendário de entrega da vacina para 2021. O Ministério da Saúde estuda acelerar o processo dos ensaios clínicos em humanos, que consiste em três fases.
No período, que será abreviado, são observadas a segurança da dose e a capacidade de produzir uma resposta imune.
“Fazer quase simultaneamente o ensaio clínico fase 1 e 2, com a diferença de não um ano, mas de três a seis meses, o que poderia acelerar o processo”, disse o diretor do Evandro Chagas.
Manter o cronograma é importante porque, levando em conta o ciclo do vírus, estudos não descartam uma nova onda epidêmica de zika entre 2021 e 2023.
Em nota, o Ministério da Saúde confirma o adiamento do início dos testes em humanos para setembro de 2018 e a intenção de acelerar o processo de desenvolvimento da vacina da zika.
Informa ainda que os ensaios só terão início após a produção dos lotes clínicos, avaliações pré-clínicas e a aprovação deste estudo pelo comitê de ética da Fiocruz/Biomanguinhos.

*** Informações da repórter Carolina Ercolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário