sábado, 30 de setembro de 2017

DEPOIS DO LIMÃO, AGORA É A VEZ DA ÁGUA COM CANELA; MAS SERÁ QUE EMAGRECE?...

FONTE: Helô Oliveira, Colaboração para o UOL, (http://estilo.uol.com.br).



À procura de mais um aliado no emagrecimento? A água morna com canela surge como uma nova opção. Supersaborosa, essa especiaria asiática ainda é considerada termogênica --denominação dada a alimentos que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima calórica. “Além disso, ela possui componentes com propriedades que aumentam a salivação e os sucos gástricos, o que melhora a digestão”, afirma Olga Amancio, presidente da Sociedade brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

Segundo Olga, um estudo apresentado na Conferência Americana de Saúde do Coração mostra que a canela pode reverter os efeitos de uma dieta rica em gordura, impedindo o acúmulo de gordura na região abdominal. O estudo foi feito em ratos e após 12 semanas de uso. Em outro artigo, publicado no Journal of Diabetes Science and Technology, pesquisadores mostraram que a canela ajuda a retardar o esvaziamento do estômago e a regular as taxas de glicose no sangue, efeitos diretamente relacionados ao aumento da sensação de saciedade e controle do apetite.

Ela também possui propriedades antioxidantes e diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de água do corpo e combatendo o inchaço. Vale ressaltar que a bebida não promove milagres. Para os resultados serem observados, é preciso combiná-la com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Gostinho que ainda ajuda a hidratar.

Para Larissa Lins, coordenadora de nutrição e gastronomia do Hospital Samaritano Higienópolis, de São Paulo, o maior benefício dessa água está relacionado à melhora da hidratação corporal. “Muitas pessoas não ingerem a quantidade necessária de líquidos por dia. Ao saborizar a água, aumentamos o consumo sem esforço. Além disso, é uma alternativa saudável às bebidas adocicadas artificialmente, já que oferece gosto e aroma sem recorrer a açúcares e aditivos químicos”, diz. Isso sem contar que, graças ao seu sabor, ela manda embora aquela vontade incontrolável de comer doces.

Aprenda a fazer.

Para fazer a água com canela, é simples: basta colocar um pedaço de canela em pau em uma jarra de água e deixar na geladeira durante a noite. Para levar a cor âmbar da canela à bebida, ferva uma xícara de água com um pau de canela, esfrie e use como um concentrado adicionado à água normal. Ela pode ser ingerida em qualquer horário, sendo ótimas opções ao desjejum ou aos intervalos entre as refeições. “O consumo recomendado varia de 200 a 600 ml por dia. Pelo seu poder digestivo, ela pode ser tomada após as refeições principais, mas aí a quantidade deve ser reduzida para 150 ml”, recomenda Larissa Lins. Se consumida morna, ela ajuda ainda mais no processo de digestão.

Contraindicações.

Thaís Sarian, nutricionista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, recomenda que grávidas, lactantes e hipertensos procurem orientação médica antes do consumo. Existem relatos de aumento das contrações uterinas em gestantes. Já hipertensos devem evitar o consumo em excesso por se tratar de uma especiaria termogênica e, portanto, estimulante.


Pessoas que estão em tratamentos com anticoagulantes ou que tenham problemas circulatórios, cardíacos, renais ou no fígado também devem consultar previamente um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário