Latinhas
com bebidas de sabores diferentes exibem visual semelhante.
Com mudanças na
embalagem da Coca-Cola, identificar o produto certo virou quase um jogo de sete
erros. O jornalista Nilo Maia, de 37 anos, que tem o hábito de beber cerca de
dois litros do refrigerante por dia, já se confundiu:
– Logo depois da
mudança, quis comprar a garrafa zero, mas não prestei atenção no rótulo e só
quando cheguei em casa vi que era a normal. Tive que voltar ao mercado para
trocar.
Já a modelista Vivian
Andrade, de 35 anos, trocou as latas e levou a zero açúcar, achando que era o
sabor original. Para o contador Gustavo Pinto, de 28 anos, as versões
anteriores eram mais claras para o consumidor:
– Agora, as cores são
idênticas e o layout é parecido. Antes, a Coca Zero era toda preta!
Recentemente, a marca
lançou um novo produto para os amantes de café: o sabor Coca-Cola Plus Café
Espresso. O publicitário Arthur Brunelli, de 27 anos, fez questão de
experimentar e aprovou o refrigerante, mas ressaltou que, apesar de algumas
diferenças, a nova lata ainda é bastante semelhante com as que já existiam:
– Acho que para o
público geral é confuso. Mas, para um público específico, por exemplo, como
quem gosta de café, a lata conseguiu ter uma referência a embalagens de café
expresso e até de capuccino. Tanto na cor, quanto na tipografia.
O também publicitário
Marcio Schumann, de 34 anos, concorda:
– Exposto no mercado,
pode confundir! Acho que a informação dos sabores não é muito destacada e a cor
também deveria ser outra.
De acordo com a
empresa, a semelhança entre as embalagens de vários sabores é uma estratégia de
marca única, que tem como conceito usar a força do seu principal produto –
Coca-Cola Original –, dando mais destaque ao icônico vermelho para oferecer
suas versões. Em 2017, a receita da Coca-Cola Zero foi alterada, mantendo as
mesmas características de Coca-Cola Sabor Original, mas sem açúcar. Este ano,
houve a mudança do nome e da embalagem desse produto para Coca-Cola Sem Açúcar.
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