domingo, 7 de julho de 2013

CIENTISTAS DESMENTEM QUE SE POSSA CURAR PERDA DE MEMÓRIA APENAS COM REMÉDIOS...

FONTE: Carlos Vianna Junior, TRIBUNA DA BAHIA.

Sempre teve memória fraca? Quer  mudar essa realidade radicalmente? Esqueça. As promessas de remédios milagrosos são desmentidas por muitos cientistas. Mas a ciência aponta caminhos para reforçá-la, o que poderia ser entendido também como prevenção contra perdas. Especialistas que lidam com o cérebro admitem saber pouco ainda sobre seu funcionamento. Apesar de descobertas alcançadas, a memória, assim como o cérebro de uma maneira geral, é ainda um mistério. Os tratamentos comprovadamente eficazes estão mais voltados à manutenção e à recuperação de perdas. O aprimoramento da sua capacidade, no entanto, está mais ligado à exercício específico e ao bem estar da pessoa.
Essa é a opinião do neurologista baiano, Antônio Andrade, sobre o aprimoramento da capacidade da memória. Ele é um dos especialistas que não acreditam em medicações milagrosas. As promessas que faz a indústria farmacêutica ele rotula de falaciosas. “A memória é um sistema que está integrado a muitos outros. A deficiência em qualquer um deles vai afetar a sua competência”, explica com o aprofundamento possível no atual estágio de desenvolvimento da ciência sobre o tema.
Àqueles não portadores de doenças que afetam a memória e mesmo assim têm uma dificuldade em acessar ou guardar informações, o médico aponta possibilidades. “Como é um sistema que pode ser afetado por diversos outros, cabe às pessoas com essa dificuldade buscarem uma vida mais saudável e tranquila. Os exercícios físicos auxiliam muito nesse processo, assim como uma boa alimentação. Além disso, é importante evitar drogas e álcool”, aconselha.
Para Andrade, o efeito supostamente positivo de certos medicamentos e até de tratamentos alternativos como, por exemplo, o ortobiomolecular, são  reflexos de aspectos psicológicos. “O querer da pessoa, ou a afetividade dela por esse ou aquele tratamento pode, sim, ter um efeito positivo temporário, mas não existem muitos trabalhos científicos que constatem suas eficácias”, disse, o médico que também professor das faculdades de Medicina da UFBA e da Baiana.  

Descobertas mais recentes.
Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que acontecerá a manipulação da memória. Uma pesquisa realizada em 2009, por cientistas brasileiros e americanos, provou ser possível apagar lembranças em cobaias. Tudo indica que a mesma técnica pode, no futuro, ser usada para ampliar a capacidade de reter fatos e experiências na mente.
Na mesma época, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, detalharam como as proteínas estão relacionadas ao surgimento de lembranças nos neurônios. Este conhecimento é equivalente, segundo os especialistas, aos primeiros passos dados, no século passado, em relação à codificação dos DNAs. Ou seja, os códigos fisiológicos que regulam a memória estão sendo decifrados.

Contudo, essas e outras descobertas, são apenas o começo do conhecimento que pode vir a fazer com que a memória seja potencializada. O fisiologista americano Eric Kandel, que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 2000, por seus estudos sobre como a memória é formada e armazenada, é um dos que tem os pés no chão acerca dos avanços da ciência nessa área.
Para ele, se a ciência do cérebro fosse uma estrada de 100 quilômetros, os estudiosos estariam entre o quilômetro 10 e 20.
Por isso, ao invés de buscar milagres, aqueles que querem ter uma melhor memória, ou não querem perder o potencial que lhe é possível ter, melhor seguir o conselho do neurologista Antônio Andrade. Focar numa busca por um equilíbrio mental e físico, que se reflita  seu bem estar. 

Dicas.
--  Dormir bem
-- Organizar espaços e anotações e evitar excesso de informação
-- Evitar drogas e álcool, tensão

Exercícios.
-- Xadrez
É um ótimo exercício para a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?

-- Atenção
A memória para determinado fato está relacionada à 
importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

-- Alimentação
Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.

-- Links mentais
Fazer links mentais relacionando ideias ou conceitos em fatos inusitados pode 
ajudar a memorizá-los com mais facilidade. Nossa mente memoriza melhor o que é diferente, curioso.

-- Interesse
Quanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.


-- Escrita
Escrever é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário