sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIARREIA: SINTOMAS E TRATAMENTO...

FONTE: Beatriz Helena (www.outramedicina.com).

   

Aumento do número de idas ao banheiro e fezes sem consistência – águadas – podem ser sintomas de diarreia. A doença pode ser proveniente de má alimentação, infecções bacterianas ou até alerta para doenças mais graves.

Sintomas.

A diarreia é uma disfunção gastrointestinal que pode ser causada por infecções bacterianas ou virais, pela ingestão de alimentos estragados, por disfunção do tubo digestivo, parasitas intestinais, intolerâncias alimentares ou até por ingestão de determinados medicamentos, como os antibióticos.
A frequência das evacuações pode provocar desidratações. Crianças e idosos são mais sensíveis e medidas para repor a água e os sais minerais eliminados precisam ser tomadas. Lábios rachados, boca seca e diminuição da urina são sintomas da desidratação.

Tratamento.

   

A primeira medida a ser tomada é a hidratação e a reposição de sais como sódio e potássio. Para isso, ingerir muito líquido é necessário. Soro caseiro é uma opção para repor água e sais. Para prepará-lo, misture 2 colheres de sopa de açúcar com 1 colher de cadê de sal em 1 litro de água potável.

Embora a primeira reação seja cortar a ingestão de alimentos, o recomendado é fazer o contrário. O organismo precisa estar alimentado para que consiga reagir aos efeitos da diarreia. Priorize arroz branco, carnes magras, maça, banana e torradas, que são alimentos que regulam a digestão, dão consistência às fezes ou ainda são ricos em potássio. Evite alimentos fibrosos, como saladas e outras frutas, café, leite, álcool, comidas condimentadas e gordurosas, como frituras, carnes gordas e embutidos.

Complicações.

As diarreias podem ser aviso de que alguma coisa está errada com o organismo. Doenças como câncer, úlceras e AIDS alteram o funcionamento do intestino. Portanto, se os sintomas não sumirem em dois dias, se as fazes estiverem com sangue ou gordura ou ainda vierem repetidas vezes seguidas e prisão de ventre, procure um especialista.

Receita caseira para diarreia.

   

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de caroço de abacate
  • 5 folhas de goiabeira picadas
  • 1 litro de água

Modo de fazer:

Ferva a água com as folhas da goiabeira. Deixe esfriar e misture o pó de caroço de abacate torrado. Beba frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário