segunda-feira, 18 de novembro de 2013

20% DAS MULHERES TÊM PROBLEMAS OCULARES DEVIDO À MAQUIAGEM. SAIBA EVITAR...

FONTE: www.bolsademulher.com

Especialista enumera cuidados com a make para evitar que irritações e alergias prejudiquem os olhos.

             

A região dos olhos é a que mais recebe produtos de maquiagem no dia a dia. Lápis, rímel, delineador, curvex, sombra e pinceis são itens usados diariamente por grande parte das mulheres durante o ritual de beleza. No entanto, os olhos acabam sofrendo por conta desta vaidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em cada dez mulheres que usam maquiagem, duas apresentam problemas oculares por conta do mau uso dos produtos, o que inclui a utilização de itens vencidos, limpeza de pele mal feita, etc.
Segundo a médica Amaryllis Avakian, responsável pela clínica AACO (Amaryllis Avakian Clínica Oftalmológica), a prática pode causar lacrimejamento, coceira e irritação nos olhos, além de doenças oculares como a Blefarite, uma inflamação das pálpebras provocada pelo uso de cosméticos que causa irritação, prurido e vermelhidão nos olhos.

             
“Além destes, outros problemas oftalmológicos também podem ser desenvolvidos devido ao uso de maquiagem nos olhos, como conjuntivites alérgicas ou irritativas, calculoses palpebrais por depósitos de resíduos nas pálpebras, olho seco e ceratites por traumas, causadas principalmente por pinceis e escovinhas de rímel”, alerta a especialista.
Cuidados com os olhos.



Para prevenir o surgimento destas condições, é necessário tomar algumas medidas de precaução:
§  Produtos de qualidade duvidosa ou mesmo maquiagem compartilhada podem provocar alergias e inflamações nos olhos. Evite.
§  Atente-se à data de validade dos itens. “Sua composição contém corantes e conservantes, dentre outras substâncias que têm prazo de validade para agir. Ao final deste período, a garantia de não instalação de bactérias e fungos no produto deixa de existir”, esclarece a médica.
§  É muito importante remover toda a maquiagem antes de dormir. “Este hábito evita que os olhos mais sensíveis fiquem com as pálpebras inchadas e secreção ocular”, afirma Dra. Amaryllis.
§  Quem usa lentes de contato deve colocá-las antes da aplicação da maquiagem.
§  Prefira produtos hipoalérgicos, pois eles são desenvolvidos para não causar nenhum tipo de irritação.
Irritação nos olhos: o que fazer.
Dra. Amaryllis afirma que, ao perceber qualquer sinal de reação alérgica, é necessário suspender o uso dos cosméticos ineditamente. “Consulte de imediato um oftalmologista para iniciar o tratamento da inflamação e saber sua origem. É interessante não persistir no uso dos produtos, pois você corre o risco de traumatizar os olhos ao coçá-los e causar alterações na superfície da córnea”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário