sexta-feira, 12 de maio de 2017

CONSUMO DE SUSHI PODE AUMENTAR RISCO DE INFECÇÕES PARASITÁRIAS...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (http://noticias.uol.com.br).


Um estudo publicado no British Medical Journal Case Reports sugere que o aumento de casos de infecções parasitárias no Ocidente esteja relacionado com o consumo crescente de sushi.

Os médicos relatam o tratamento de um homem de 32 anos com larvas do parasita Anisakis em seu intestino. O paciente dizia ter comido recentemente sushi.
O homem chegou ao hospital de Lisboa relatando dores gástricas, vômitos e febre baixa por mais de uma semana. Após exames, o paciente foi diagnostiscado com anisaquiose humana.

A doença é causada pelo nematoide Anisakis, normalmente encontrado em peixes e frutos do mar que não foram cozidos para o consumo.

No estudo, os médicos afirmam que a doença pode causar reações alérgicas, como urticária, e ter consequências mais graves, levando a sangramento abdominal e perfuração do intestino.
Os médicos fizeram um procedimento cirúrgico para retirar o parasita, afirma o estudo publicado nessa quinta (11).

Difusão da comida japonesa.

O Japão é o país com maior número de casos da doença relatados, de acordo com um documento da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo de 2001 sobre a doença.

Nos EUA, um artigo de 1988 registrava casos da doença em São Francisco pelo aumento de consumo de sushi.

O CDC (órgão de saúde norte-americano) também afirma que o aumento dos casos de anisaquiose humana em outros lugares do mundo está relacionado com a divulgação do consumo de sushi.


Para evitar a doença, o órgão recomenda que as pessoas não comam peixe e lula crus --que deve ser cozido à temperatura mínima de 60°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário