FONTE: Vinicius Gericó (vinicus.gerico@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
Disse me disse
prejudica coesão de equipes e produtividade do trabalhador. Aprenda a lidar.
Rapaz,
não sabe o que fiquei sabendo agora...”. O hábito de falar dos outros não é
novidade, mas a boataria na empresa pode levar até a demissão por justa
causa e prejudicar carreiras. A fofoca, além de trazer prejuízos à empresa, que
perde em produtividade, torna o ambiente mais desconfortável e pesado para o
próprio trabalhador. O motivo: as consequências veem tanto para o alvo, quanto
para quem espalha o disse me disse.
A
fofoca, é, inclusive, o que mais irrita os brasileiros, segundo pesquisa
do Linkedin, que constatou que 83% dos trabalhadores se sentem incomodados com
os boatos no ambiente de serviço. Uma das saídas para a empresa é atentar-se à
comunicação interna e ao ambiente que está proporcionando às equipes.
“Quando
a empresa não é transparente, cria um cenário muito competitivo ou de ameaça
- como em situações de crise em que surgem boatos de cortes -, há espaço
para que a fofoca surja”, diz a diretora dos Núcleos Regionais da Associação
Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH-BA), Tatiana Ferraz.
A
fofoca traz danos, inclusive na recolocação profissional. “O mercado hoje
não necessariamente exige tempo na empresa, mas sim comprovação de sua
capacidade de contribuição a ela. Se você é quem promove a fofoca, logo, estará
perdendo em reputação no mercado de trabalho”, lembra a coach de carreira
e parceira da SBCoach, Técia Caetano.
Aprenda a lidar com a fofoca no
trabalho.
Se você ouve A melhor
forma de evitar é cortar. Diga que não está disposto a ouvir mais. Como o corte
tende a ser incômodo, se for o caso, ouça, mas não repasse.
Quem repassa Se
o profissional repassa as informações que ouviu de terceiros para os gestores,
ele transmite a imagem de que não é uma pessoa de confiança.
Quem é vítima Não
deve esconder do gestor, sobretudo se há exposição da vida pessoal. Deve também
evitar o recolhimento, blindar-se é uma opção.
Quem faz
Dependendo da gravidade e das consequências, pode perder o emprego por justa
causa.
Se você é o gestor
Seja transparente com o seu grupo. Caso você seja alvo das fofocas, transmita
ao seu superior e avalie sua conduta com o seu time de funcionários.
Empresa A sugestão, segundo os especialistas, é investir
em uma comunicação transparente e proporcionar um ambiente seguro aos
trabalhadores. Não estimule a competitividade excessiva.
O que compartilhar Tenha cuidado com o que diz no ambiente de
trabalho. Evite comentar a vida pessoal e se foque no que for positivo.
Danos Um
ambiente de fofoca prejudica o trabalho em grupo e também reduz o tempo de
produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário