domingo, 7 de maio de 2017

VETO DE CRIANÇAS EM CASAMENTO É MODA, MAS PODE PEGAR MAL PARA NOIVOS...

FONTE: Helena Bertho, do UOL (http://estilo.uol.com.br).


"O casamento será para maiores de 18 anos (com exceção dos bebês de colo, caso as mamães queiram), por isso sugerimos que deixem seus filhotes com os avós ou tios. O local tem piscina aberta e mar à frente, então a sugestão é também para que vocês não tenham esse tipo de preocupação com os pimpolhos."

Esse trecho está no site do casamento da jornalista Luciana Wernersbach, 35 anos, que optou por deixar bem claro que crianças não estão convidadas para a festa. "Nunca gostei de ver criança correndo de um lado para outro em casamento, que considero festa para adultos. Além do mais, prefiro que os pais se divirtam, sem preocupação com os pequenos", explica a noiva, que foi questionada por alguns parentes sobre a decisão, mas sem confusão.

Em grupos de noivas nas redes sociais, o assunto tem gerado polêmica. Enquanto algumas mulheres concordam com a posição de Luciana, outras discordam e chegam até a ficar ofendidas com a possibilidade. "Acho bem desrespeitoso não convidar os filhos, que são parte de nós. Os pais conhecem o filho que têm e cabe a eles tomar conta da criança em um casamento. Se desconvidarem meu filho, me desconvidam", defende Nicolle Sturzbecher, 23 anos, que tem um bebê de 1 ano e 3 meses e está com casamento marcado, sem restrições de idade.

"Tem adulto que dá mais trabalho que criança".

A principal justificativa para vetar a presença de pequenos em festas é de que fariam bagunça e incomodariam os convidados. "Criança apronta e também há pais que não cuidam, deixam o filho solto, fazendo o que quiser", observa uma noiva, que prefere não ser identificada.

Mas há quem considere esse pensamento preconceito e falta de empatia. "Isso só traz à tona a enorme invisibilidade que a infância tem na sociedade. Essa visão retrógrada de que criança é um ser selvagem. Qual o próximo passo? Se formos proibir todo mundo que incomoda, as festas não terão mais convidados. Criança dá trabalho sim, mas tem adulto que dá muito mais, ainda mais em casamento. São os adultos que bebem, perdem a linha e dão vexame", argumenta a empresária Camila Conti, da rede Maternativa.

Não há regra geral sobre o tema.

Mesmo entre organizadores de casamentos não há um consenso sobre o assunto. Para a assessora Flávia Nazar, crianças nunca foram convidadas para casamentos e seria falta de educação os pais pedirem para levar seus filhos. "Os convites normalmente dizem senhor e senhora, não incluem os filhos. Mas isso não está adiantando, porque as pessoas os levam mesmo assim. Por isso, agora se está especificando isso", diz a especialista. "Ninguém quer criança em casamento, porque criança incomoda, corre, fica para lá e para cá brincando”, completa.

Além disso, ela lembra que crianças acima de 8 anos pagam como adultos na maioria dos bufês, o que significa alterar o número de convidados.

A organizadora Raquel Esteves pensa de maneira diferente. "Quando você convida um casal com filho, sabe que há a possibilidade de que o levem. Então é preciso avisar, se não for para ir crianças", explica. Ela, no entanto, não acha que seja necessariamente errado desconvidar as crianças para a festa. "Tudo depende do perfil dos noivos e dos convidados. O casal conhece seus convidados e sabe se eles vão se incomodar".


Na contramão dos noivos que querem vetar as crianças, as organizadoras comentam que é uma tendência cada vez mais comum a contratação de serviço especializado em entreter as crianças durante a festa, com monitores, atividades e brinquedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário