quarta-feira, 13 de setembro de 2017

DISCIPLINA E PRUDÊNCIA ANTES DE CALÇAR O TÊNIS...

FONTE: Monique Lôbo,(http://especiais.correio24horas.com.br).



Quem pensa que amarrar o cadarço do tênis e ir pra rua é o primeiro passo para quem quer começar a correr está muito enganado. Antes de dar as primeiras passadas, existem etapas fundamentais para a saúde e o bem-estar do corredor. A primeira coisa a fazer é visitar um médico cardiologista para que ele possa fazer uma avaliação e indicar os exames necessários de acordo com o perfil do atleta. Quem tem alguma condição física ou lesão também deve buscar o médico especializado para saber se é possível iniciar a atividade ou como adaptá-la a essa situação. “Procurar um médico é o mais seguro para quem quer começar a correr. É ele quem vai dizer se o paciente está apto ou não para o esporte. É muito importante para o aluno, em termos de segurança, e também para o profissional que vai assessorá-lo no treino, pois precisa de todas as informações sobre como o aluno está”, explica Denilson Silva, profissional de educação física e treinador de corrida de rua.

Depois da liberação médica, é preciso procurar um profissional de educação física para que ele crie um plano de treinamento adequado ao corredor. Não dá para sair correndo sem nenhum planejamento, muito menos copiar o treino do amigo que tem outro porte físico, histórico de saúde etc. “Quem sai para correr sozinho não tem noção da variação que é necessária em todo treinamento. Geralmente, quem faz isso quer bater seu tempo diariamente e fica muito suscetível a lesão. O profissional vai fazer um teste de aptidão física para, a partir daí, prescrever um treino com uma carga personalizada”, afirma Denilson.

E como todo marinheiro de primeira viagem se encanta com todo tipo de acessório, do tênis de última geração, até as variedades de estampas das meias de compressão, vale uma dica: não precisa investir muito para começar a prática da corrida de rua. “Existem produtos de linhas intermediárias que dão um bom resultado. Não precisa gastar tanto. Antes de sair comprando tênis e olhando os melhores óculos, é preciso olhar pra si e ver como anda a sua saúde”, afirma o treinador.

Ele também garantiu que tem tempo suficiente para quem nunca correu e quer se preparar p ara o percurso de 5 km da Maratona Cidade do Salvador. “O segredo para todas as distâncias é disciplina em tudo, na alimentação, no sono e seguir o treinamento prescrito”, avalia o profissional.

Cada percurso exige um esforço, por isso não dá pra começar querendo completar a prova mais longa. Paciência e dedicação devem andar lado a lado. A dica, segundo o treinador, é a seguinte: os 5km e os 10km, incluindo o revezamento de 40km, costumam ser mais tranquilos, então os treinos são mais curtos. Já para os 21km, o cuidado deve ser maior, a disciplina nos treinamentos também, além da rotina de hidratação, das orientações do nutricionista, etc. Para quem vai fazer os 42 km, foco é a palavra de ordem. Todos os treinos devem ser seguidos à risca para conseguir completar a prova em bom estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário