sábado, 30 de novembro de 2019

JUSTIÇA DECIDE QUE APOSENTADO DO INSS PODE ACUMULAR SALÁRIO DE CARGO PÚBLICO...


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com/

Decisão foi tomada por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

               
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, por unanimidade, que um aposentado do INSS pode acumular o benefício com o vencimento de analista judiciário. O servidor deu entrada com um mandado de segurança contra o ato administrativo do Conselho de Administração do TRF4, que julgou incabível o acúmulo dos salários.

O servidor alegou que se aposentou pelo INSS em 1996 e tomou posse no cargo de analista em 2004. Salientou que a Constituição não veda o acúmulo de proventos de aposentadoria do RGPS com a remuneração de cargo público. O aposentado chegou a pedir renúncia da aposentadoria, mas o pedido foi indeferido, sob o argumento de que se trata de ato irrenunciável.


A corte foi favorável ao servidor e justificou que a vedação de benefícios ocorre quando há a acumulação de remuneração de emprego ou cargo público com aposentadoria decorrente do regime próprio dos servidores, dos militares ou das Forças Armadas.

"Não há vedação ao recebimento simultâneo de benefício de aposentadoria alcançada pelo Regime Geral de Previdência Social com salários decorrentes do exercício do cargo público, porquanto a Emenda Constitucional 20, de 15 de dezembro de 1998, estabeleceu somente a impossibilidade de acumulação de remuneração de emprego público ou cargo público com proventos de aposentadoria decorrentes dos arts. 40, 42 e 143 da Carta Magna, ou seja, resultantes do regime previdenciário especial, destinado aos servidores públicos efetivos, regidos pelos respectivos estatutos", afirmou no parecer, o procurador regional da República, Carlos Augusto da Silva Cazarré. A relatora do recurso, desembargadora Maria de Fátima Labarrère, utilizou o parecer para elaborar seu voto.

EM RISCO DE NOVA EPIDEMIA DE DENGUE, SP TEM 2,5 CRIADOUROS POR RESIDÊNCIA...


FONTE:, José Maria Tomazela, Sorocaba, https://noticias.uol.com.br/

             

Um levantamento inédito realizado pela Secretaria da Saúde e divulgado na sexta-feira, 29, aponta uma média de 2,5 criadouros do mosquito da dengue em cada residência do Estado de São Paulo. Com 390 mil casos confirmados e 256 óbitos até o dia 11 de novembro, o Estado está em risco de uma nova grande epidemia da doença, segundo o superintendente de Controle de Endemias, Marcos Boulos. No próximo dia 2, a pasta lança uma nova campanha contra o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e a chikungunya.

A pesquisa encontrou a maior prevalência de larvas do mosquito em recipientes móveis, como vasos de plantas, garrafas pet e potes plásticos. Havia 1,3 criadouros destes por casa positiva. Os recipientes naturais — plantas, ocos de árvores e bambu, por exemplo — tiveram o menor índice de criadouros com larvas. Também tiveram índices pouco expressivos, os recipientes em depósitos elevados, como sótãos e forros; fixos, como calhas, lajes e piscinas, e ainda aqueles passíveis de remoção, como sucata e entulhos.

O levantamento, realizado entre os meses de outubro e novembro pelos municípios, com acompanhamento da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), abrangeu 642 municípios. Destes, 134 foram considerados em alerta devido à alta presença de larvas, enquanto oito municípios — Barra do Turvo, Bento de Abreu, Iguape, Jacupiranga, Pedrinhas Paulista, Restinga, São Vicente e Tuiuti — estão em situação de risco devido à elevada proliferação do mosquito.

A classificação é feita com base no número de recipientes com presença de larvas do Aedes em cada 100 imóveis pesquisados. Nas cidades em risco, foram achados mais de 3,9 recipientes a cada centena de imóveis.

Conforme Boulos, a presença de tantos criadouros com larvas alerta para o risco de uma nova grande epidemia de dengue nos próximos meses, quando há previsão de calor e chuvas, condições favoráveis à proliferação do mosquito. "Até agora, o tempo nos ajudou, pois tivemos períodos com menos calor e chuvas do que o esperado. No entanto, é possível que tenhamos uma explosão de casos a partir de janeiro, por isso é preciso redobrar os esforços na eliminação dos criadouros", disse.

Incidência maior de tipo de vírus que não circulava em SP.
Um fator adicional de risco, segundo ele, é a incidência maior do vírus do tipo 2 da dengue, que antes não circulava no Estado. "Quem já teve dengue nos últimos anos, pode apresentar sintomas mais graves, caso pegue a doença com vírus de outro tipo, como o 2", explicou. O especialista chamou a atenção para um novo cenário da dengue no Estado.

"A gente já fala em endemia, quando somos obrigados a conviver com uma doença. Este ano, tivemos surtos epidêmicos de dengue até no inverno. Os casos aconteceram o ano todo, e com uma mortalidade 30 vezes maior do que no ano passado."

Em São Paulo, os números mostram que a doença está presente em 96% dos municípios, mas dez cidades concentram 43,2% dos casos confirmados. São elas: São José do Rio Preto (32.822), Campinas (26.246), Bauru (26.088), Araraquara (23.876), São Paulo (16.671), Ribeirão Preto (13.748), Birigui (7.916), Araçatuba (7.782), Presidente Prudente (7.584) e Guarulhos (6.383). Em 2019, o Estado registrou também 72 casos de zika e 280 da chikungunya, mas sem mortes em ambas as doenças.

Entre os dias 2 e 7 de dezembro, a pasta pretende engajar a sociedade civil, municípios, organizações públicas e privadas em uma grande mobilização de combate aos criadouros do mosquito. Serão realizados mutirões com apoio das prefeituras para a limpeza de casas, quintais e áreas públicas. Durante esta semana, uma força-tarefa das secretarias da Educação e da Saúde já atuou com foco na limpeza dos ambientes escolares, para que fiquem livres de criadouros durante as férias.

LEI QUE PUNE ESTABELECIMENTOS QUE DISCRIMINAREM LGBT’s É SANCIONADA EM SALVADOR...


FONTE: Da Redação , http://atarde.uol.com.br/

               

Foi sancionada na sexta-feira, 29, a lei que caracteriza como infração administrativa, qualquer ato discriminatório praticado por estabelecimentos públicos ou privados contra pessoas em função da orientação sexual ou expressão de gênero. A nova legislação atualiza a lei 5.275, de 1997, e estabelece que caberá à Secretaria Municipal de Reparação (Semur) receber e dar encaminhamento às denúncias tanto na esfera administrativa quanto, se for o caso, penal.

O projeto que resultou na lei, conhecida como Teu Nascimento, é de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Como se trata de uma medida que beneficia toda a cidade, e que é constitucional, a iniciativa foi sancionada pelo prefeito ACM Neto. Agora, caberá à Prefeitura regulamentar a nova legislação em um prazo de até 120 dias, detalhando, por exemplo, os tipos de punições administrativas às quais os estabelecimentos públicos ou privados estarão sujeitos caso comentam atos discriminatórias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as denúncias poderão ser feitas à Semur de forma direta, da parte da pessoa ofendida; do Centro Municipal de Referência LGBT, implantado (o telefone é o 3202-2750); do Conselho de Direitos da População LGBT de Salvador; e de terceiros interessados.

Confirmada a denúncia, caberá à Semur remeter cópia do processo administrativo ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e demais autoridades competentes.

RESISTÊNCIA DECIDE TÍTULO CONTRA AUDAX NO DIA 8...


              

No próximo domingo (08.12), a equipe de veteranos do Resistência de Cajazeiras estará decidindo o título de campeão contra a equipe do Audax, a partida contará com a presença da equipe de esporte da TV Bahia cobrindo o evento.

Existe a certeza que grande público estará prestigiando este jogão. Que vença o melhor em campo e ao final vencedores e vencidos possam confraternizar com deve acontecer em todo evento esportivo.

Quero agradecer ao amigo Nelsinho Manoel que nos enviou a foto para ilustrar a matéria.

LEI DE DEUS...


Quando a sombra te envolva, em cárcere de angústia,
E entregas-te à oração, ante os golpes da vida,
Perguntas, muita vez, alma querida,
Onde a luz que te venha libertar...
Do que tenho a rever em meus testes no mundo,
Posso apenas dizer-te às horas de agonia
As mesmas sugestões que a prece me trazia:
– Esperar, esperar...

Espíritos na Terra, herdando de nós mesmos,
Temos, quase nós todos, as raízes
De débitos e tramas infelizes
Que assumimos outrora, sem pensar...
Nos instantes de Hoje, o Tempo nos revisa
E clamando ao colher de nossa plantação,
Eis que o Mundo nos pede ao coração:
– Esperar, esperar...

Não te lastimes, pois... Todos os seres,
Do abismo aos céus, do mineral ao homem,
Sem correções e lágrimas que os domem,
Nunca se arredariam de lugar;
Não há lição sem preço no caminho,
Toda ascensão exige esforço e luta,
Por isso, a Vida fala e a própria Vida escuta:
– Esperar, esperar...

A semente no chão aguarda a flor e a flor reclama o fruto,
A noite espera o Sol retomar o horizonte,
O deserto suplica o bálsamo da fonte,
A fonte busca o rio e o rio pede o mar;
A gradação, porém, tudo acompanha e rege,
Na voragem do Tempo, a Justiça se esconde
E, ao tumulto da pressa, a lógica responde:
– Esperar, esperar...

Assim também, alma fraterna e boa,
Aceita a prova justa, aguarda e pensa,
Deixa que, um dia, a dor te elucide e convença
A esquecer-te no Bem e a servir por amar,
Então compreenderás nas forças do Universo
Que o próprio Deus na Lei, que ele Mesmo estrutura,
Diz, no imo do ser, em cada criatura:
– Esperar, esperar....

                    Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!

Desejamos a você e aos seus amores um ótimo final de semana com muita paz e saúde!!!

Obrigado pela companhia!!!

Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

         

Pelo Espírito Maria Dolores - Do livro: A Vida Conta, Médium: Francisco Cândido Xavier.

LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS FAZ MAL. VERDADE OU MITO?...


FONTE:, Notícias Ao Minuto, https://www.msn.com/

Quantas vezes já ouviu que lavar o cabelo todos os dias faz mal? Muitas, imaginamos. Mas, na verdade, não existe um número correto de vezes que se deve lavar o cabelo para conseguir os resultados de saúde e estilo almejados.

                

A frequência de lavagens depende de vários fatores, como o  tipo de cabelo e couro cabeludo (cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente); o clima (o cabelo precisa de mais cuidados e lavagem em climas quentes); o estilo de vida (quem pratica esporte ou atividades ao ar livre deve lavar o cabelo diariamente para retirar as substâncias externas e o excesso de oleosidade). 

A ciência já comprovou que não existe nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que se apliquem produtos de qualidade e não se lave o cabelo com água muito quente. 

Outra dica é na hora de secar: evite secador muito quente, não durma de cabelo molhado e, se possível, deixe secar naturalmente. 

DE OLHO NA SAÚDE: TRÊS RAZÕES PARA CONSUMIR AVEIA REGULARMENTE...


FONTE: 

A aveia é um alimento funcional poderoso quando comparada a outros grãos cereais, como quinoa, milho, trigo e arroz.

Como anda sua alimentação? Ficou em dúvida da resposta ou pensou em algo negativo? Chegou a agora de mudar os hábitos e investir em uma alimentação saudável. A Quaker realizou um encontro para nutricionistas na sexta-feira (29), em Salvador, que teve como foco discutir os benefícios de consumir aveia para saúde.
              

Muitas vezes esquecida na dieta brasileira, a aveia é um alimento funcional poderoso quando comparada a outros grãos cereais, como quinoa, milho, trigo e arroz. Os especialistas indicam que o consumo de três colheres pode auxiliar na redução do colesterol e no bom funcionamento do intestino.

No evento, que contou com as palestras da Diretora de Nutrition Sciences Latam da PepsiCo, Brenda Salgado, e da nutricionista e pesquisadora Camila Avelar, foi abordada a composição deste cereal, que possui alto teor de proteínas e fibras, além de outros compostos que promovem inúmeros benefícios à saúde, como a betaglucana.

Segundo Camila Avelar, o conjunto desses componentes da aveia aliado à facilidade de usá-la em preparações e o custo-benefício do grão faz o alimento se destacar no dia-a-dia. “O consumo de três colheres de sopa de aveia aumenta o teor de fibra na nossa dieta. Isso leva à melhora da nossa microbiota intestinal e à prevenção de várias doenças”, explica a pesquisadora.

Confira os três pontos levantados pela Quaker que comprovam que a aveia é um super grão:

1. Ajuda na redução do colesterol: três colheres de aveia podem ajudar a diminuir o colesterol. A aveia é fonte natural de betaglucanas, fibras solúveis que contribuem para a diminuição da absorção do colesterol ingerido na alimentação.    A redução das taxas de colesterol faz bem para o coração, pois este é um importante fator na diminuição do risco de doenças cardíacas;

2. Ajuda no bom funcionamento do intestino: as fibras presentes na aveia são benéficas para a função intestinal, pois ajudam a retardar o esvaziamento gástrico e estimulam o funcionamento do trânsito intestinal.

3. Saciedade: a betaglucana da aveia também possui a propriedade de aumentar a viscosidade do bolo alimentar, aumentando o tempo que o alimento leva para deixar o estômago. Isso aumenta a sensação de saciedade, que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso.

7 RAZÕES PARA VOCÊ COMEÇAR JÁ A LER ANTES DE DORMIR...


FONTE:, Isabella Otto, https://www.msn.com/

Você sabia que a insônia não é mais um drama só de pessoas mais velhas? Os mais novos também estão tendo dificuldades para dormir. Assistir à séries e/ou usar o celular enquanto tenta pegar no sono é um perigo! A luz desses aparelhos eletrônicos atrapalha a produção de melatonina, hormônio que regula o sono. Então, já deu para perceber que se distrair naquele joguinho na cama, principalmente se o quarto já estiver todo escuro, não é uma boa ideia. Mas o que fazer?!

               

Que tal reservar aquela uma horinha antes de dormir para ler um livro? Pode ser um mais leve ou até mesmo aquela leitura obrigatória que vai cair na prova. Além de você otimizar o seu tempo – pois, com a correria do dia a dia, fica muitas vezes complicado encontrar um tempo para ler -, você vai dormir muito melhor! Abaixo, listamos algumas razões para você investir na leitura de um livro (nada de e-book, hein?) enquanto tenta pegar no sono.

1. É cientificamente comprovado que ler antes de dormir alivia o estresse.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, em 2009, o fato de você se desligar do mundo real ao ler um livro alivia as tensões musculares e ainda diminui o ritmo dos batimentos cardíacos.

2. Os olhos ficam cansados e as pálpebras pesadinhas.
Isso também acontece quando você passa muito tempo na frente da tela do celular, por exemplo. Mas, nesse caso, é porque a luz interfere diretamente na sua visão. No caso da leitura de um livro, não há nenhuma luz direcionada para o seu rosto. É puro cansaço do soninho chegando…

3. Você não fica alerta pensando nos problemas que tem para resolver.
É muito comum deitarmos nossa cabeça no travesseiro e começarmos a pensar na vida. Isso nem sempre é bom, porque você pode se concentrar nos pepinos do dia a dia e acabar ficando em estado de alerta. Ao ler um livro, você se teletransporta para outro mundo e acaba se esquecendo um pouquinho dos problemas reais. É ótimo!
            

4. A prática te deixa mais saudável a longo prazo.
Além de te deixar bem mais criativa, pesquisas comprovam que ler um pouquinho por dia exercita o cérebro e trabalha partes que, no futuro, poderiam ser afetadas pelo Alzheimer, doença que destrói progressivamente a memória.

5. O silêncio faz seu corpo relaxar.
Ver TV antes de dormir funciona para algumas pessoas, mas outras acabam não sentindo sono justamente pelo som que o televisor emite. Ao ler um livro, mesmo que você escute uma música baixinha ou aposte nos audiolivros, é diferente e o corpo também interpreta aquele som de outro modo.

6. O escurinho ativa a produção de melatonina.
Se você ainda não tem um abajur na sua cabeceira ou próximo à cama, talvez seja hora de investir em um de luz amarela. Além de criar um ambiente perfeitamente gostosinho para a sua leitura noturna, o combo “escurinho + livro” faz seu corpo produzir mais hormônio do sono e, consequentemente, relaxar.

7. A qualidade do sono melhora.
De repente, você pode até se empolgar e ler por mais tempo do que estava pretendendo (o que também não é muito bom, hein?), mas apenas 20 minutinhos basta para o seu corpo já sentir o relaxamento causado pela leitura de um livro. A menor agitação afeta diretamente o seu sono, que se torna mais contínuo e com menos pesadelos.

PACIENTES COM HIV/AIDS SÃO MAIS PROPENSOS A DOENÇAS OCULARES...


FONTE:, Salvador, https://www.trbn.com.br/

Oftalmologistas estimam que 70% das pessoas com distúrbios avançados, devido à AIDS, chegam a apresentar algum problema ocular.

                                  

O HIV/AIDS pode facilitar o aparecimento de inúmeras doenças e infecções oportunistas, uma vez que o vírus compromete o sistema imunológico dos pacientes diagnosticados. O que pouco se sabe, no entanto, é que algumas dessas complicações podem afetar gravemente a saúde ocular, levando, inclusive, à cegueira - caso não haja diagnóstico e tratamento precoces.  Dentre os problemas mais comuns, estão o deslocamento da retina, lesões nos vasos sanguíneos e infecções oculares.

De acordo com a estimativa da médica oftalmologista do DayHORC, empresa do Grupo Opty, Carla Cordeiro, cerca de 70% dos pacientes com distúrbios avançados em decorrência da doença apresentam algum problema na visão. Por isso, o especialista faz um alerta para que as pessoas redobrem a atenção para os cuidados com a saúde dos olhos, logo após terem conhecimento sobre a infecção pelo HIV. “O diagnóstico precoce é sempre o maior aliado contra o agravamento de doenças, sejam elas oportunistas ou não. É imprescindível que essas pessoas realizem, constantemente, exames de rotina e aumentem o número de idas aos consultórios oftalmológicos”, afirma.

De forma geral, o vírus pode afetar qualquer parte dos olhos, desde as áreas mais superficiais, como as pálpebras, até os tecidos mais profundos, como é o caso da retina e dos nervos. Quanto mais avançada está a doença, maior é a probabilidade de o paciente ter complicações na região dos olhos, em razão da baixa imunidade.

Ainda de acordo com a especialista, os principais problemas oculares provocados pelo HIV são lesões nos vasos sanguíneos, que causam sangramento e podem alterar a capacidade visual; a retinite, em decorrência da infecção pelo vírus citomegalovírus; as infecções pelo vírus varicela zóster, que podem levar à necrose progressiva da retina; a toxoplasmose ocular, que costuma causar sensibilidade à luz, dor e diminuição da acuidade visual; e o sarcoma de Kaposi, tumor que afeta as regiões que contém pele e mucosas, podendo causar danos graves à visão.

Segundo a médica oftalmologista Carla Cordeiro, a escolha terapêutica vai depender do agravamento, do tipo de doença ou infecção e do estágio em que ela se encontra. “Podem ser administrados antirretroviral, antibióticos ou, até mesmo, ser necessária intervenção cirúrgica para melhorar a visão do paciente”, conclui.

ANEEL ALTERA BANDEIRA TARIFÁRIA EM ENERGIA DE VERMELHA 1 PARA AMARELA EM DEZEMBRO...



              

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 29, que as contas de luz vão ficar mais baratas em dezembro. É que a agência reguladora alterou a bandeira tarifária de vermelha patamar 1 para a amarela em dezembro.

A bandeira amarela representa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh) contra os R$ 4,169 por kWh cobrados quando a bandeira tarifária é vermelha patamar 1.

“Para dezembro, as previsões meteorológicas sinalizam melhora nas condições de chuva sobre as principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), caracterizando o início do período úmido na região dessas bacias. A previsão hidrológica para o mês é a de que as vazões afluentes aos principais reservatórios se elevem gradativamente, mas ainda atingindo patamares abaixo da média quando comparadas às referências históricas. Essa condição intermediária repercutirá na capacidade de produção das hidrelétricas, ainda demandando acionamento de parte do parque termelétrico, com impactos diretos na formação do preço da energia (PLD) e nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, diz a Aneel em nota divulgada na sexta.

No sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, a cor verde não tem cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no País. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos. A bandeira vermelha pode ser acionada em um dos dois níveis cobrados. No primeiro nível, o adicional passa a ser de R$ 4,169 a cada 100 kWh. No segundo nível, a cobrança extra será de R$ 6,243 a cada 100 kWh.

As bandeiras tarifárias indicam o custo da energia gerada para possibilitar o uso consciente de energia. Antes do sistema, o custo da energia era repassado às tarifas no reajuste anual de cada empresa, e tinha a incidência da taxa básica de juros.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: 135 MIL CONVIVEM COM HIV NO PAÍS...



FONTE: Agência Brasil,https://www.ibahia.com/

Apenas 594 mil fazem tratamento com antirretroviral.

Às vésperas do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no domingo (1) o Ministério da Saúde fez um alerta: 135 mil pessoas no Brasil convivem com o vírus HIV e não sabem.

Na avaliação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, houve ganhos importantes nos últimos anos, mas ainda há uma série de desafios. ”Temos uma epidemia estabilizada em torno de 900 mil pessoas com casos de Aids, e podemos observar uma epidemia, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos. É com essa população que precisamos trabalhar prioritariamente”, disse.

                 

De acordo com os dados apresentados ontem (29), das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV.

O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.

Ao ressaltar que o Brasil oferece acesso universal ao tratamento, não só de Aids, mas também HIV, o ministro da Saúde comemorou a redução nos casos e, também, na mortandade causada pela doença. Foram evitados quase 12 mil registros de Aids entre 2014 e 2018, e houve queda de mortalidade em 22,8% no período de cinco anos. “Encerrando o ano de 2019, veremos uma diferença ainda maior. Não podemos ter casos de morte com aids”, disse.

Campanha.
A nova campanha do Ministério é direcionada à população jovem, onde a contaminação está crescendo. O foco é reforçar a importância da prevenção, testagem e tratamento: "Se a dúvida acaba, a vida continua. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar vidas. O maior problema ainda é o medo. É importante esse incentivo para fazer o teste. Temos que atingir metas internacionais, como algumas cidades já estão fazendo. E o Brasil, da forma como está indo, ainda precisa testar 90% da população”, disse o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids, Gerson Pereira.

Até o fim do ano, o governo estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos, que segundo o Ministério é a forma mais eficaz de prevenção. HIV e Aids têm diferença. A primeira situação é quando a pessoa é portadora do vírus. Na segunda, o infectado já desenvolveu a doença.
Transmissão vertical.

Mandetta também comemorou a informação de que o município de São Paulo receberá certificação pela erradicação vertical do HIV, quando o vírus é transmitido durante a gestação, parto e amamentação. No Paraná, as cidades de Curitiba e Umuarama foram as primeiras a serem certificadas em 2017 e 2019, respectivamente.

POR QUE NOSSA BARRIGA "RONCA" QUANDO ESTAMOS COM FOME?...


FONTE:, Dr. Leonardo Peixoto, https://www.msn.com/

Alguma vez você já sentiu sua barriga "roncar" e ficou imaginando o que poderia estar acontecendo? Muitas pessoas passam por esta experiência diariamente, especialmente quando estão com fome, mas poucas sabem o que isso realmente significa.

O famoso "ronco" do estômago recebe o nome técnico de borborigmo e é produzido pela peristalse - contração rítmica da musculatura involuntária gástrica e intestinal - ao movimentar o conteúdo destes órgãos (que costuma ser uma mistura de sólidos, líquidos e gases).

Dependendo de fatores como a intensidade das contrações, a composição do material dentro do trato digestivo e a presença ou ausência de estreitamentos ou obstruções, esse ruído pode variar em intensidade e timbre.

Além disso, é normal apresentarmos esses movimentos várias vezes durante o dia. Normalmente, eles aparecem após as refeições como parte do processo digestivo, que aumenta a motilidade gástrica e intestinal. Entretanto, mesmo quando estamos em jejum, temos essas contrações rítmicas sequenciais.

Estômago roncando de fome.
Como muita gente já deve ter percebido, a fome também é um fator que pode estimular a motilidade do trato digestivo e causar os tais "roncos". Muitas vezes, esse barulho é percebido até mesmo durante a noite, quando os sons do ambiente que nos cerca são menores.

Isso acontece porque, quando o estômago está vazio, sem alimentos para absorver o som, podemos notar com mais clareza esses sons. O mesmo vale para quando temos uma maior presença de gases provenientes da fermentação bacteriana, por engolir ar ou pelo consumo de bebidas gaseificadas.

É importante ressaltar ainda que, em casos de obstrução no trato digestório, é comum a ocorrência de peristalse de luta (contrações vigorosas), tentando vencer a obstrução e produzindo sons altos e com timbre metálico.

Quando o "ronco" é um problema.
Por outro lado, quando um médico escuta o abdome de um paciente com seu estetoscópio e não percebe nenhum som, isso pode ser sinal de uma doença grave como, por exemplo, alterações metabólicas ou uma fase tardia de obstrução intestinal.

Fatores que aumentem a fermentação de carboidratos pelas bactérias intestinais, como intolerância à lactose (primária ou secundária a doenças, como parasitoses), intolerância à frutose e intolerância ao glúten (doença celíaca) também podem ocasionar um borborigmo aumentado.

Além desses, a síndrome do intestino irritável ainda pode estar acompanhada de um aumento na quantidade de gases intestinais podendo, em alguns casos, cursar com um aumento na ocorrência de borborigmo.

Em resumo, é normal apresentarmos o famoso "ronco" no estômago e, em algumas condições normais, ele pode acontecer de maneira mais suave ou mais intensa. Porém, sua ausência total ou seu aumento exagerado podem ser sinal de doenças mais sérias, que precisam de tratamento médico. Portanto, fique atento aos seus borborigmos!

SENADOR DO PARANÁ QUER REDUZIR FÉRIAS DE 78 DIAS DO JUDICIÁRIO NO BRASIL...


FONTE: Gazeta do Povo,https://www.tribunapr.com.br/

             

Em relatório apresentado na sexta-feira (29) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) apresentou parecer favorável à chamada PEC Emergencial. Entre as sugestões de alterações no texto original, ele propõe a adequação do período de férias de juízes e membros do Ministério Público aos de outros servidores públicos.

A proposta, contudo, só valerá para novos concursados nessas carreiras. “Gozam de incríveis 78 dias de descanso anuais, enquanto que os integrantes de carreiras congêneres em Portugal, para ficar somente num exemplo de um país que passou por grave fiscal e hoje está em franco processo de soerguimento, gozam de 30 dias”, escreveu Oriovisto.

A proposta de emenda à constituição propõe ainda a redução no número de horas e remuneração de servidores quando necessário. O relatório deve ser lido na CCJ na próxima quarta-feira (4).

TIRE SUAS DÚVIDAS: ESPECIALISTA COMENTA MITOS E VERDADES SOBRE O HIV...


FONTE: 

Cerca de 135 mil brasileiros convivem com o vírus e não sabem.

Recentemente, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre o vírus HIV, cerca de 135 mil brasileiros convivem com o vírus e não sabem. Com base nesse dado e sabendo que no 1º de dezembro, se comemora o dia Mundial de Luta contra a Aids, o infectologista e professor da UNIFACS Fernando Badaró separou alguns mitos e verdades sobre o assunto. 

O especialista reforçou a importância de falarmos sobre HIV: “Precisamos falar sobre esse assunto sempre. Um dos erros das campanhas de conscientização é que elas são temporárias, feitas em determinados períodos e depois o tema cai no esquecimento”, avalia Fernando Badaró.

               

Confira alguns pontos que costumam causar confusão entre as pessoas quando o assunto é HIV/Aids.
· HIV e Aids não são a mesma coisa – Verdade. HIV é o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), mas muitas pessoas podem viver anos sem apresentar sintomas nem apresentar a doença, quando aderem adequadamente ao tratamento antirretroviral. “O mecanismo de ação do vírus é que ele ataca os linfócitos T CD4, principais células de defesa do corpo, enfraquecendo o sistema imunológico”, explica Badaró.

· Antirretrovirais controlam o HIV - Verdade. Embora ainda não exista uma cura, a terapia antirretroviral mantém o HIV sob controle e ajuda a aumentar a expectativa de vida, tornando-a semelhante à de uma pessoa sem o vírus. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e devem ser tomadas com acompanhamento médico, para que o profissional possa promover ajustes em caso de resistência do organismo aos antirretrovirais ou efeitos colaterais.

· Pessoas com HIV sempre transmitem o vírus em suas relações sexuais - Mito. Estudos demonstram que pessoas com HIV que aderem ao tratamento antirretroviral para controlar a infecção e conseguem suprimir a carga viral – quando a quantidade de HIV no organismo chega a um nível indetectável nos exames de sangue - não transmitem o vírus mesmo em relações sem preservativo. “Isso não significa, no entanto, que o preservativo deva ser abandonado, até porque ele impede outras infecções sexualmente transmissíveis e o contato com cepas do HIV mais resistentes”, pondera Badaró.
· O HIV pode ser transmitido pelo sexo oral – Verdade. A transmissão do HIV acontece quando há uma troca de fluidos corporais (como sêmen, fluido vaginal, sangue, leite materno ou fluidos pré-ejaculatórios) com pessoas infectadas. Embora a probabilidade seja muito menor em relação à penetração, por exemplo, é possível contrair o vírus durante o sexo oral, quando há cortes ou machucados na boca ou gengiva que permitem a entrada do HIV.

· Mães com HIV não podem ter filhos sem transmitir o vírus – Mito. Mães soropositivas que fazem o tratamento antirretroviral e durante o trabalho de parto fazem uso de AZT venoso, além de realizarem cesárea, têm chances quase zero de transmitir o vírus aos filhos. “Para garantir, o recém-nascido também precisa tomar também durante seis semanas a medicação antirretroviral”, acrescenta o especialista.

· Posso ter contraído o HIV mesmo o resultando indicando negativo – Verdade. Isso acontece por causa da chamada janela imunológica, que é o período entre a infecção e a produção pelo organismo de anticorpos contra o HIV em quantidade suficiente para ser detectada pelos testes. Assim, você pode apresentar resultado negativo dias após ter sido infectado, já que a janela imunológica dura, em média, cerca de 30 dias. Por isso, o ideal é refazer os exames após um mês.

Prevenção.
Vale lembrar que melhor forma de prevenção é o uso do preservativo (masculino ou feminino) durante as relações sexuais. Somados a ele, existem hoje outras possibilidades de diminuir as chances de transmissão como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).

O professor explica que a PrEP consiste no uso preventivo diariamente de antirretrovirais, reduzindo a probabilidade de infecção. Já a PEP deve ser utilizada por quem tenha passado por alguma exposição de risco ao HIV, como relações sexuais desprotegidas. Para surtir efeito, a PEP deve ser iniciada em 24h até no máximo 72 horas após a exposição, e a medicação antirretroviral deve ser tomada por 28 dias.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

CONFIRA OS GRUPOS DA DUPLA BAVI NA COPA SP DE FUTEBOL JÚNIOR DE 2020...


FONTE: 

Além dos dois times da capital, Vitória da Conquista, Jacuipense e Canaã representam a Bahia na competição.

A Federação Paulista de Futebol anunciou na quinta-feira (28) os 32 grupos da 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No torneio, que acontecerá em janeiro de 2020, a Bahia é representada por Bahia, Vitória, Vitória da Conquista, Jacuipense e Canaã.
              

Ao todo, são 128 equipes na disputa pelo troféu. No ano de 2011, a melhor campanha de um time baiano: o Bahia bateu na trave na Copinha: perdeu para o Flamengo na final. Naquela oportunidade, nomes como o lateral direito Madson, o atacante Rafael "Gladiador", o meia Fábio e Anderson Talisca faziam parte do elenco vice-campeão.

O calendário da competição ainda será divulgado de forma detalhada. A única certeza é a final, tradicionalmente realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu.
Cada grupo é sediado em uma cidade do interior de São Paulo. Confira os grupos dos times baianos e as respectivas sedes:

Grupo 5 - sede em Jaú:
XV de Jaú-SP
Vitória
Serra-ES
Guarani-SP

Grupo 13 - sede em Indaiatuba:
Primavera-SP
Bahia
Tupi-MG
XV de Piracicaba-SP

Grupo 19 - sede em Itapira:
Itapirense-SP
Vasco-RJ
Carajás-PA
Jacuipense

Grupo 25 - sede em Diadema:
Água Santa-SP
Flamengo-RJ
Vitória da Conquista
Trem-AP

Grupo 31 - sede em Nicolau Alayon:
Nacional-SP
Ceará-CE
Canaã
São Caetano-SP