quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ESTUDO APONTA QUE CASAIS QUE BRIGAM MUITO PODEM FICAR DOENTES...


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com/

Quando as discussões viram rotina, elas podem causar problemas de saúde.

Discussões ocasionais são parte normal de um casamento, mas quando elas se transformam em algo rotineiro pode causar problemas de saúde para o casal. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Ohio descobriu que pessoas que se envolvem em muitas brigas podem desenvolver problemas no organismo, como a síndrome do intestino permeável — que propicia a absorvição do órgão de bactérias nocivas.

Segundo o site britânico Telegraph, pesquisadores recrutaram 43 casais, pesquisaram sobre seus relacionamentos e os filmaram por 20 minutos, enquanto discutiam tópicos delicados, como dinheiro e relação com familiares. Eles gravaram episódios de comportamento hostil, e coletaram amostras de sangue antes e depois dos confrontos.

— Achamos que este sofrimento conjugal todos os dias e, pelo menos para algumas pessoas, está causando mudanças no intestino que levam à inflamação e, potencialmente, doença. A hostilidade é uma marca registrada de maus casamentos e pode levar a mudanças fisiológicas adversas. — disse ao Telegraph, a Dr Janice Kiecolt-Glaser, uma das pesquisadoras.

Os homens e mulheres que demonstraram comportamentos mais hostis durante a pesquisa tinham níveis mais elevados de um biomarcador para intestino permeável, e também altos níveis de inflamação em todo o corpo.

A pesquisa revela que as brigas podem retardar a cicatrização de feridas e elevar risco de doenças relacionadas com a inflamação, incluindo depressão, doenças cardíacas e diabetes, mas ninguém sabia o que estava causando isso. Michael Bailey, um dos pesquisadores Instituto de Pesquisa de Medicina Comportamental da Universidade de Ohio e do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Nationwide, explica como a inflamação altera o funcionamento do intestino.

— Com intestino permeável, as estruturas que geralmente são boas em manter o intestino grosso, onde há os alimentos parcialmente digeridos, bactérias e outros produtos, degradam e essa barreira se torna menos eficaz. — disse ao Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário