sábado, 30 de novembro de 2019

DE OLHO NA SAÚDE: TRÊS RAZÕES PARA CONSUMIR AVEIA REGULARMENTE...


FONTE: 

A aveia é um alimento funcional poderoso quando comparada a outros grãos cereais, como quinoa, milho, trigo e arroz.

Como anda sua alimentação? Ficou em dúvida da resposta ou pensou em algo negativo? Chegou a agora de mudar os hábitos e investir em uma alimentação saudável. A Quaker realizou um encontro para nutricionistas na sexta-feira (29), em Salvador, que teve como foco discutir os benefícios de consumir aveia para saúde.
              

Muitas vezes esquecida na dieta brasileira, a aveia é um alimento funcional poderoso quando comparada a outros grãos cereais, como quinoa, milho, trigo e arroz. Os especialistas indicam que o consumo de três colheres pode auxiliar na redução do colesterol e no bom funcionamento do intestino.

No evento, que contou com as palestras da Diretora de Nutrition Sciences Latam da PepsiCo, Brenda Salgado, e da nutricionista e pesquisadora Camila Avelar, foi abordada a composição deste cereal, que possui alto teor de proteínas e fibras, além de outros compostos que promovem inúmeros benefícios à saúde, como a betaglucana.

Segundo Camila Avelar, o conjunto desses componentes da aveia aliado à facilidade de usá-la em preparações e o custo-benefício do grão faz o alimento se destacar no dia-a-dia. “O consumo de três colheres de sopa de aveia aumenta o teor de fibra na nossa dieta. Isso leva à melhora da nossa microbiota intestinal e à prevenção de várias doenças”, explica a pesquisadora.

Confira os três pontos levantados pela Quaker que comprovam que a aveia é um super grão:

1. Ajuda na redução do colesterol: três colheres de aveia podem ajudar a diminuir o colesterol. A aveia é fonte natural de betaglucanas, fibras solúveis que contribuem para a diminuição da absorção do colesterol ingerido na alimentação.    A redução das taxas de colesterol faz bem para o coração, pois este é um importante fator na diminuição do risco de doenças cardíacas;

2. Ajuda no bom funcionamento do intestino: as fibras presentes na aveia são benéficas para a função intestinal, pois ajudam a retardar o esvaziamento gástrico e estimulam o funcionamento do trânsito intestinal.

3. Saciedade: a betaglucana da aveia também possui a propriedade de aumentar a viscosidade do bolo alimentar, aumentando o tempo que o alimento leva para deixar o estômago. Isso aumenta a sensação de saciedade, que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário